A formação no INPI é dinamizada pela Academia de Propriedade Industrial. Foi criada em 2008 para oferecer aos cidadãos, às empresas e a outras organizações as ferramentas que precisam para ter sucesso no mundo da propriedade industrial.
A Academia da PI, até ao ano de 2019, disponibilizava as suas ações de formação apenas em regime presencial. No entanto, em 2020, com a situação provocada pela COVID-19, foi necessário implementar a formação à distância (online) no INPI, pretendendo, assim, obter uma maior proximidade com potenciais formandos, que na impossibilidade de deslocação ao INPI, seja por razões de confinamento, geográficas ou outras, possam continuar a usufruir dos cursos do INPI.
Um dos nossos objetivos estratégicos é promover a inovação e a utilização da propriedade industrial em Portugal. Para isso, contamos com uma oferta de formação especializada e adaptada às necessidades de diferentes públicos.
- Formação Geral e Temática
- Formação Institucional
- Formação à medida
- Formação de curta duração (dias da PI, ações de divulgação, conferências, workshops entre outros)
Com a crise pandémica causada pelo novo coronavírus e consequente necessidade de confinamento e distanciamento social, houve a necessidade de ajustar os meios de realização dos conteúdos formativo do INPI, mantendo-se para este ano a formação à distância (online), de forma a evitar potenciais contágios resultantes da aglomeração de pessoas aquando do regime presencial.
Para o ano de 2021 propõe-se a organização de 12 ações de formação de curta duração online, organizadas em 2 áreas: Proteção da Propriedade Industrial e Garantia e Valorização da Propriedade Industrial.
Proteção da Propriedade Industrial
- Curso Propriedade Industrial para PME (10 horas)
A reagendar oportunamente
- Curso Geral de Propriedade Industrial (10 horas)
1ª edição: 6, 7 e 8 de abril
2ª edição: 11, 12 e 13 de maio
3ª edição: 21, 22 e 23 de setembro
4ª edição: 23, 24 e 25 de novembro
- Redação de Pedidos de Patente (10 horas)
1ª edição – Mecânica: 22, 23 e 24 de junho
2ª edição - Química: 20, 21 e 22 de outubro
- Proteção das Invenções Implementadas por Computador (7 horas)
1 de julho
- Novidade e Atividade Inventiva (7 horas)
8 e 9 de junho
- Proteção do Design (7 horas)
25 de maio
Garantia e Valorização da Propriedade Industrial
- Defesa dos Direitos de Propriedade Industrial (7 horas)
7 de outubro
- Transferência de Conhecimento e Estratégias de Valorização da PI (7 horas)
11 de novembro
A cada participante, serão facultadas as apresentações (se aplicável) e referências bibliográficas que permitem o acompanhamento da ação de formação e o desenvolvimento de competências pós-formação.
Para informação mais detalhada sobre as ações a realizar consulte o Catálogo de Formação.
Os objetivos a atingir com a formação
- a estratégia de formação, local, data e duração da formação
- as competências que se querem adquirir
- os conteúdos a incluir no programa da formação
- a criação de situações práticas para a formação baseadas na realidade da empresa.
No final da formação, é elaborado um relatório com base na avaliação feita pelo formador e pelos participantes.
Informações, inscrição e pagamento
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la por formacao@inpi.pt.
O valor da inscrição, na formação à distância é de 35€ - Tabela de Preços de Produtos e Serviços de Informação.
O pagamento do curso, só deverá ser efetuado após receber a confirmação da realização do mesmo e poderá ser feito por transferência bancária ou eventualmente por cheque. Excecionalmente, quando devidamente justificado, em dinheiro.
Caso o número de participantes inscritos no curso seja considerado insuficiente em termos pedagógicos ou por qualquer outra razão que justifique a não realização da mesma, o INPI reserva-se o direito de adiar ou anular o mesmo, informando, logo que possível, todos os participantes por e-mail.
Número mínimo de participantes para a realização de uma ação de formação: 7 formandos.
Para esclarecimentos adicionais poderá enviar um email para formacao@inpi.pt .
Para obter mais informações sobre a nossa formação à medida, preencha este formulário e envie-nos para o email formacao@inpi.pt para percebermos quais são as necessidades de formação da sua empresa.
Estágios curriculares no INPI
Também temos como missão divulgar e sensibilizar para a temática da propriedade industrial nas universidades e promover a integração de alunos no mercado de trabalho.
Através de protocolos de colaboração assinados com instituições de ensino superior, oferecemos estágios curriculares de curta duração.
Estes estágios dependem da nossa disponibilidade e da análise curricular do candidato.
Para qualquer esclarecimento, por favor entre em contato connosco formacao@inpi.pt.
Aprenda com a OMPI
Também pode aprofundar os seus conhecimentos sobre propriedade intelectual através dos vários cursos (online e presenciais) disponibilizados pela Academia da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).
A OMPI também disponibiliza a plataforma e-Learning IP PANORAMA, para ajudar as Pequenas e Médias Empresas a colocarem a propriedade industrial ao serviço das suas estratégias empresariais.
Aprenda com o EUIPO
A Academia do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) disponibiliza vários cursos online e presenciais, que vão desde a tópicos gerais de PI até a cursos específicos que cobrem todos os aspetos do registo de marcas e de desenhos ou modelos.
O EUIPO também disponibiliza uma plataforma e-Learning para ajudar as PME a perceberem a importância da propriedade industrial e aprenderem a protegê-la da melhor forma.
A plataforma está disponível em português e encontra-se organizada por setores de atividade, onde se pode selecionar informação de acordo com os produtos e serviços comercializados por cada empresa.
Aprenda com o IEP
A Academia Europeia de Patentes do Instituto Europeu de Patentes (IEP) oferece formação online e presencial. O seu programa está dividido em quatro áreas: reforço institucional, profissionais de PI, formação judicial e universidade e empresas.
A formação é dirigida a:
-
- pessoal dos institutos de PI
- centros PATLIB
- agentes oficiais de propriedade industrial
- juízes e advogados
- universidades e centros de investigação
- profissionais de transferência de tecnologia
- a utilizadores do serviços online do IEP.