Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

35ª edição do BVT Oceânicas já está disponível

O Boletim de Vigilância Tecnológica é uma publicação trimestral resultante da colaboração entre o INPI e o OEPM.
04 nov 2021, 10:39
35ª edição do BVT Oceânicas já está disponível
35ª edição do BVT Oceânicas já está disponível

Já se encontra disponível a 35.ª edição do “BVT Energias Oceânicas”, publicada no âmbito do projeto ibérico entre as instituições nacionais que atribuem os direitos de propriedade industrial em Portugal e Espanha, respetivamente, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e a Oficina Española de Patentes y Marcas (OEPM).

O BVT tem como objetivo proporcionar o acompanhamento trimestral das últimas notícias e das publicações de Pedidos de Patentes internacionais (PCT) e Europeias (EP), no domínio técnico da energia oceânica.

Este BVT apresenta a estatística de pedidos internacionais de patente publicados no 3º trimestre de 2021, sob o Tratado PCT (Patent Cooperation Treaty), por países de prioridade mais frequente.

O BVT inclui ainda notícias, novidades e eventos nesta área técnica, ao nível da Península Ibérica e Ilhas, assim como notícias e novidades nesta área técnica, ao nível da Península Ibérica e Ilhas.

Esta edição aborda ainda a demonstração nas águas portuguesas do Projeto EUSCORES; o posicionamento de Viana do Castelo como região acolhedora de um Centro Internacional de Energias Offshore; uma entrevista ao Ministro do Mar do Governo Português; a publicação pelo Governo Espanhol do Roteiro para as Energias Eólicas e Marinhas Offshore; um estudo da empresa Wedge sobre um protótipo conversor de energia das ondas para integrar o Projeto SEA-TITAN; e um olhar sobre a empresa empreendedora Arrecife Systems que propõe um aproveitamento da energia das ondas através de dispositivos tipo ‘molhes’ imitando o comportamento de recifes.