O INPI tem vindo a alertar os requerentes para pedidos de pagamentos feitos por entidades que não têm qualquer relação com o instituto. Estes pagamentos não têm valor para a proteção de propriedade industrial.
Este é um problema transversal a muitos dos organismos de PI. Veja este vídeo ilustrativo preparado pelo Instituto da Propriedade Inteletual da União Europeia (EUIPO):
O INPI tem vindo a alertar os requerentes para pedidos de pagamentos feitos por entidades que não têm valor para a proteção de propriedade industrial.
O INPI recebe frequentemente reclamações de pessoas que fazem pedidos de registo de marcas, patentes e design e que depois são notificadas, através de carta, de que precisam de fazer o pagamento de taxas que, alegadamente, estão relacionadas com os pedidos de proteção feitos ao instituto.
Estas cartas são enviadas depois de os pedidos de proteção de marcas, patentes e design terem sido publicados no Boletim da Propriedade Industrial.
A correspondência refere o número do pedido, bem como o nome de quem o fez e a sua morada.
A indicação destes dados pode induzir o requerente em erro e levá-lo a fazer um pagamento que não tem nada a ver com o pedido de proteção feito ao INPI.
Consulte também o Manual de procedimentos para os utilizadores do sistema de propriedade intelectual para lidar com solicitações não oficiais de pagamento (EUIPO/EUROPOL)
Pedidos de pagamento sem qualquer relação com o INPI
Estas cartas e pedidos de pagamento não têm qualquer relação com o INPI, que é a única entidade em Portugal com competência para atribuir e gerir direitos de propriedade industrial.
O pagamento das taxas referidas neste tipo de correspondência não tem qualquer efeito para os processos de pedido de marcas, patentes ou designs feitos ao INPI.
Ao contrário do que acontece na correspondência enviada pelo instituto, as cartas enviadas por entidades que não têm relação com o INPI pedem que o requerente faça a transferência de um montante para uma determinada conta ou IBAN.
Em caso de dúvida , não faça qualquer pagamento sem antes consultar o nosso Serviço de Atendimento ao Público, através:
- da linha de atendimento do INPI - 21 881 81 88
- do email
Se recebeu uma carta destas ou fez o pagamento de alguma taxa referida nessa correspondência, contacte a Polícia Judiciária.
O INPI aplica medidas de combate aos pedidos ilegais de pagamento
Para alertar os requerentes para estas situações e evitar esta prática, o INPI tem aplicado uma série de medidas, como:
- a publicação de alertas no portal do INPI, quer a título informativo quer quando os requerentes fazem o pagamento online das taxas de pedido de registo ou de renovação de registos
- o reencaminhamento das denúncias apresentadas pelos utilizadores do sistema da Propriedade Industrial à Polícia Judiciária
- o esclarecimento, através dos serviços de atendimento telefónico e presencial do INPI, das dúvidas apresentadas pelo público relativamente a estas cartas e aos pagamentos
- o pedido, junto da Associação Europeia de Titulares de Marcas, para que Portugal conste da lista dos países que recebem este tipo de correspondência.
O INPI vai continuar a acompanhar de perto esta prática e a tomar medidas para garantir a confiança de quem faz pedidos de marcas, patentes e designs e assegurar o bom funcionamento do sistema da Propriedade Industrial.
Veja, abaixo, alguns exemplos de cartas que pedem o pagamento de taxas que não estão relacionadas com os pedidos de marcas, patentes e designs feitos ao INPI.
Exemplo 1

Exemplo 2

Exemplo 3

Exemplo 4

Exemplo 5

Exemplo 6

Exemplo 7

Exemplo 8

Exemplo 9

Exemplo 10

Exemplo 11

Exemplo 12

Exemplo 13
