Ir para Conteúdo principal
Saber + PI

Autenticidades

Este projeto tem como objetivos consciencializar para o valor da Propriedade Intelectual, alertar para efeitos adversos da contrafação e reforçar a necessidade de combater este flagelo, na cidade de Lisboa.

Autenticidades

O projeto de cooperação europeia “Autenticidades” levado a cabo pelo Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) tem como objetivo alertar a sociedade, ao nível local, para o valor da Propriedade Industrial (PI), bem como, para os efeitos adversos da contrafação (prejuízos sofridos pelos decisores políticos locais, pelas empresas, pelos consumidores, pelos próprios cidadãos europeus devido à contrafação existente nas cidades europeias) e a necessidade de proceder ao seu combate.

Este projeto foi lançado pelo EUIPO, no âmbito das suas atividades de Cooperação Europeia e do Plano Estratégico 2025 e baseia-se numa iniciativa piloto liderada pelo INDICAM (Itália), em associação com ANDEMA (Espanha) e UNIFAB (França), três associações nacionais de marcas.

Conhecer a rede de cidades “Autênticas”

Lisboa – Cidade Autêntica

A cidade de Lisboa recebeu o selo de cidade AUTÊNTICA, no âmbito de um projeto conjunto do INPI, com a Câmara Municipal de Lisboa, e com o apoio do EUIPO, numa cerimónia levada a cabo no dia 26 de outubro de 2022.

No evento de lançamento do projeto, que decorreu nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, foi assinado um Memorando de Entendimento entre a Câmara Municipal de Lisboa e o INPI, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Carlos Moedas, e Catarina Sarmento e Castro, Ministra da Justiça.

A integração da cidade de Lisboa na Rede Europeia de cidades Autênticas irá permitir utilizar as ferramentas disponíveis a nível local, bem como a proximidade entre o Município e os seus cidadãos, para alertar para a temática da contrafação.