Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

Adesão do INPI à WIPO GREEN

O INPI torna-se parceiro da WIPO GREEN, plataforma online da Organização Mundial da Propriedade Intelectual que promove a inovação e a difusão de tecnologias verdes.
11 fev 2021, 11:00
Adesão do INPI à WIPO GREEN
Adesão do INPI à WIPO GREEN

A plataforma online WIPO GREEN consiste num marketplace para tecnologias sustentáveis destinada a incentivar a inovação e a difusão de tecnologias relacionadas com o meio ambiente, colocando em contacto os fornecedores de tecnologias com as pessoas que procuram tecnologias, oferecendo uma série de serviços destinados a incentivar transações comerciais mutuamente vantajosas.

A WIPO GREEN tem duas componentes: a Base de Dados WIPO GREEN e a Rede WIPO Green.

A BD WIPO GREEN tem por objetivo dar visibilidade mundial aos produtos ou necessidades verdes de inventores nesta área, e, também, encontrar parceiros e descobrir oportunidades de negócio e de investimento. A Rede WIPO Green permite que os inventores possam estabelecer contactos com potenciais parceiros e investidores em eventos e exposições, promovendo serviços, permitindo, ainda, encontrar os especialistas que necessitam para desenvolver o seu negócio na Base de Dados de Peritos de WIPO GREEN e, assim, beneficiar de recursos e formação em matéria de gestão de PI, comercialização, concessão de licença,s e outros.

A Rede WIPO GREEN inclui organizações internacionais, institutos de PI, associações comerciais e empresariais, empresas multinacionais, instituições governamentais e financeiras, universidades e centros de pesquisa, entre outros.

A WIPO GREEN é, então, uma plataforma global que estabelece relações entre os utilizadores, fomenta parcerias e oferece um mercado para invenções, tecnologias, know-how e serviços verdes.

No INPI estamos muito conscientes da importância de preservar e cuidar do nosso planeta e do papel que nos cabe na promoção de iniciativas que conduzam a um futuro mais verde.

Como parceiro da WIPO GREEN, o INPI vai organizar um webinar sobre a Plataforma durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, com o objetivo de discutir a proteção de soluções inovadoras na área das tecnologias verdes como meio de promoção do desenvolvimento e crescimento económico das sociedades modernas, de acordo com uma das cinco linhas da Presidência Portuguesa “Europa Verde: Promover a UE como líder na ação climática”.