Brasil acolhe as II Jornadas Lusófonas de Propriedade Industrial
As 2.ªs Jornadas Lusófonas de Propriedade Industrial reúnem, entre 9 e 11 de setembro, no Rio de Janeiro, várias instituições internacionais com competência na área da Propriedade Industrial e os representantes dos offices de PI dos Estados Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
Brasil acolhe as II Jornadas Lusófonas de Propriedade Industrial
As 2.ªs Jornadas Lusófonas de Propriedade Industrial reúnem, entre 9 e 11 de setembro, no Rio de Janeiro, várias instituições internacionais com competência na área da Propriedade Industrial e os representantes dos offices de PI dos Estados Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), para uma partilha de conhecimentos e de experiências em torno da temática da Propriedade Industrial na Lusofonia.
Esta segunda edição é uma iniciativa da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), em parceria com Instituto Nacional da Propriedade Industrial do Brasil.
A agenda para o primeiro de dia de trabalhos inclui temas como o Portal da Lusofonia, A expansão das Indicações Geográficas e dos desenhos industriais para o desenvolvimento socioecónomico, Experiências de disseminação e capacitação da PI nos países da Lusofonia, Estratégias de alcance das startups, deeptechs e instituições científicas e tecnológicas e Políticas de género, diversidade e inclusão no campo da PI.
O segundo dia é dedicado ao desenvolvimento do Plano de Ação e encerra com um debate sobre o Memorando de Entendimento pela Cooperação Técnica entre os Institutos de PI da CPLP.
Para o último dia estão agendadas duas apresentações, a primeira sobre A relevância do respeito à PI na economia globalizada e a segunda dedicada ao Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento.
As jornadas encerram com a mesa redonda que tem como mote Uma porta aberta para o mundo - a experiência lusófona.
Esta segunda edição das Jornadas Lusófonas de Propriedade Industrial dá continuidade à primeira edição organizada pelo INPI Portugal, em colaboração com a CPLP, que se realizou nos dias 23 e 24 de junho de 2022, em Lisboa e no Porto. Ana Bandeira, presidente do Conselho Diretivo do INPI Portugal, está a participar nestas segundas jornadas a decorrer no Brasil, tendo sido convidada para moderar a mesa-redonda sobre a Atualização sobre o Portal da Lusofonia.