Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

Dia Mundial da Criatividade e da Inovação

O Dia Mundial da Criatividade e Inovação foi criado em 2017 pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
21 abr 2021, 09:30
Dia Mundial da Criatividade e da Inovação
Dia Mundial da Criatividade e da Inovação

Após um ano de pandemia e confinamentos obrigatórios, este será o melhor momento para apreciar a economia criativa. As Nações Unidas propõem-se precisamente a marcar 2021 como o Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento sustentável. A UNCATD em parceria com a UNESCO, WIPO, UNIDO e WTO conduzirão as celebrações anuais e as observações durante este ano.

Provavelmente não existirá um entendimento universal da criatividade. O conceito está aberto à interpretação, desde a expressão artística à resolução de problemas no contexto económico, social e de desenvolvimento sustentável.

Deste modo, as Nações Unidas designaram o dia 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, com o objetivo de sensibilizar para importância do papel da criatividade da inovação, em todos os aspetos do desenvolvimento humano.

De acordo com os dados da edição especial do ‘Creative Economy Report - Widening local development pathways’, publicado pela UNESCO com a colaboração do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDP), através do 'UN Office for South-South Cooperation' (UNOSSC), a criatividade e a inovação, tanto ao nível individual como de grupo, tornou-se na verdadeira riqueza das nações no século XXI.