Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

Europol e EUIPO - Avaliação das Ameaças de Crimes de PI

Europol e EUIPO disponibilizam a mais recente Avaliação das Ameaças de crimes que violam Direitos de Propriedade Intelectual na União Europeia (UE).
07 mar 2022, 16:32
Europol e EUIPO - Avaliação das Ameaças de Crimes de Propriedade Intelectual
Europol e EUIPO - Avaliação das Ameaças de Crimes de Propriedade Intelectual

A distribuição de produtos falsificados cresceu durante a pandemia COVID-19, à medida que as redes criminosas se adaptaram a novas oportunidades e procura de produtos.

Cosméticos, alimentos, produtos farmacêuticos, pesticidas e brinquedos falsificados representam, de uma forma crescente, uma séria ameaça à saúde dos consumidores.

O documento aborda o desenvolvimento e as mudanças mais recentes, tanto nos sistemas de comércio online e offline, em diferentes setores de atividade como roupas, acessórios e artigos de luxo, dispositivos eletrónicos/elétricos, telemóveis e componentes, alimentos e bebidas, perfumes e produtos cosméticos, pesticidas, produtos farmacêuticos, pirataria, tabaco, brinquedos e outros artigos.

Este tipo de informação é muito relevante para o trabalho desenvolvido no âmbito da Plataforma Multidisciplinar Europeia contra as Ameaças Criminosas (EMPACT), o principal mecanismo para priorizar ameaças de crime e que permite organizar uma resposta operacional concertada a nível europeu. Para o ciclo EMPACT 2022-2025, os Estados-Membros selecionaram vários crimes económicos e financeiros, incluindo o crime de propriedade intelectual, como prioridades fundamentais para a UE na luta contra crime organizado.

Relatório completo AQUI