Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

I Jornadas Lusófonas de Propriedade Industrial

O INPI, em colaboração com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, organizou, nos dias 23 e 24 de junho, as primeiras Jornadas Lusófonas de Propriedade Industrial.
24 jun 2022, 18:00
I Jornadas Lusófonas de Propriedade Industrial
I Jornadas Lusófonas de Propriedade Industrial

O INPI, em colaboração com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organizou, nos dias 23 e 24 de junho, as primeiras Jornadas Lusófonas de Propriedade Industrial, que tiveram lugar em Lisboa e no Porto, respetivamente.

As Jornadas de PI tiveram como objetivo promover a transferência de conhecimento, o contínuo aperfeiçoamento e a valorização dos quadros das entidades nacionais que detêm a responsabilidade da atribuição de Direitos de Propriedade Industrial, através de uma partilha regular de experiências, da discussão e da reflexão de temas de interesse comum.

Este evento reuniu as diferentes instituições internacionais com competência na área da Propriedade Industrial e os representantes dos Offices de PI dos Estados-Membros da CPLP em torno da temática da Propriedade Industrial na Lusofonia.


Marcaram presença no evento o Diretor-Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), Daren Tang, e o Presidente do Instituto Europeu de Patentes (EPO), António Campinos. A sessão de abertura, no dia 23, esteve a cargo do Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa. A Ministra da Justiça de Portugal, Catarina Sarmento e Castro, encerrou o primeiro dia de trabalhos. 

Em Lisboa, no dia 23, foram abordados temas como o papel da PI enquanto motor de recuperação e alicerce de cooperação na CPLP, a utilização dos direitos de PI no processo de internacionalização, a proteção das Denominações de Origem e Indicações Geográficas, a importância da PI para as Pequenas e Médias Empresas e o empreendedorismo nas camadas mais jovens.

No Porto, no dia 24, o acolhimento foi feito pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), numa sessão que abordou, sobretudo, a temática da proteção nacional e internacional das Denominações de Origem do Porto e Douro.


O evento foi reservado aos dirigentes dos institutos da CPLP e outros quadros das entidades nacionais que detêm responsabilidades na atribuição de direitos de propriedade industrial, bem como a outras entidades que trabalham a temática da Propriedade Industrial.  


Gravação da transmissão em português:
https://www.youtube.com/user/canalcplp

Gravação da transmissão em inglês:
https://youtu.be/5p_jy_wNf_c


Programa (PDF)