Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

INPI participa em Conferência de Alto Nível sobre financiamento baseado em ativos intangíveis

A Presidente do Conselho Diretivo do INPI, Ana Bandeira, foi hoje oradora na Conferência de Alto Nível, realizada no âmbito da 30.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Ibero-América, em Madrid.
02 out 2026, 13:09
INPI participa em Conferência de Alto Nível sobre  financiamento baseado em ativos intangíveis
INPI participa em Conferência de Alto Nível sobre financiamento baseado em ativos intangíveis

A Presidente do Conselho Diretivo do INPI, Ana Bandeira, foi hoje oradora na Conferência de Alto Nível, realizada no âmbito da 30.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Ibero-América, em Madrid.

Os trabalhos centraram-se na crescente importância económica dos ativos intangíveis, como patentes, marcas, desenhos ou modelos, e na necessidade de desenvolver mecanismos que permitam às empresas valorizar estes ativos e utilizá-los para facilitar o acesso ao financiamento e impulsionar o investimento em inovação.

Neste contexto, Ana Bandeira integrou a mesa-redonda intitulada “A perspetiva ibero-americana sobre o financiamento baseado em ativos intangíveis: iniciativas e desafios”, onde partilhou a experiência portuguesa e refletiu sobre o contributo da propriedade industrial para a criação de valor, o fortalecimento do tecido empresarial e o desenvolvimento de economias assentes no conhecimento.

Moderado por Matias Noetinger, Presidente da Associação Interamericana da Propriedade Intelectual (ASIPI), o painel contou ainda com as intervenções de Júlio César, Presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial do Brasil, Sara Larios, Vice-Ministra dos Assuntos Registais da Guatemala, Milagros Maraví, Presidente Executiva do Instituto Nacional de Defesa da Concorrência e da Proteção da Propriedade Intelectual do Peru, e Janet de Luna, Diretora-Geral Adjunta de Serviços de Apoio do Instituto Mexicano da Propriedade Industrial.

A participação do INPI nestes encontros reafirma a importância da propriedade industrial enquanto instrumento de inovação, competitividade e desenvolvimento sustentável, bem como o papel ativo de Portugal na construção de uma agenda ibero-americana orientada para a valorização dos ativos intangíveis e para o fortalecimento dos ecossistemas de inovação.

Sobre o IBEPI:

O IBEPI é um projeto regional lançado pelos institutos Nacionais de Propriedade Industrial ibero-americanos com base nas necessidades identificadas nesta região em termos de promoção do uso estratégico da Propriedade Industrial como instrumento de competitividade e desenvolvimento, a nível industrial, comercial e I&D nesta região. O IBEPI surge do trabalho desenvolvido pela Secretaria-Geral ibero-americana (SEGIB) com o apoio da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Atualmente fazem parte do programa 15 países da região, representados pelos Institutos Nacionais de Propriedade Industrial da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai.