Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

INPI participa em conferência de Alto Nível na Polónia

O INPI participou esta semana na conferência de alto nível “Inovações Biotecnológicas para um Futuro Sustentável”, que decorre em Cracóvia, na Polónia. O evento, organizado pelo Instituto de Patentes da República da Polónia, assinala a Presidência polaca do Conselho da União Europeia.
21 mai 2025, 18:20
INPI participa em conferência de Alto Nível na Polónia
INPI participa em conferência de Alto Nível na Polónia

O INPI participou esta semana na conferência de alto nível “Inovações Biotecnológicas para um Futuro Sustentável”, que decorre em Cracóvia, na Polónia. O evento, organizado pelo Instituto de Patentes da República da Polónia, assinala a Presidência polaca do Conselho da União Europeia e reuniu especialistas de toda a Europa para debater o futuro das patentes no setor da biotecnologia.

Durante dois dias, representantes de ministérios, organismos internacionais, institutos de propriedade intelectual, universidades e empresas participaram em painéis e discussões centrados nos seguintes temas:

- Direitos de propriedade industrial aplicados à biotecnologia
- Patentes biotecnológicas e respetivos enquadramentos legais
- Principais desafios e boas práticas na transferência de tecnologia



A Presidente do Conselho Diretivo do INPI, Ana Bandeira, integrou o painel de oradores da conferência dedicado ao tema “desafios e boas práticas na inovação biotecnológica”, onde destacou o papel dos GAPI - Gabinetes de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial. Criada em 2001, a rede GAPI visa descentralizar a propriedade intelectual, aproximando-a dos centros de inovação em todo o território nacional.

Estes gabinetes estão localizados em universidades, institutos politécnicos, centros tecnológicos, associações empresariais e parques de ciência e tecnologia. O seu principal objetivo é promover a propriedade industrial e sensibilizar para a importância das invenções, marcas e designs. Além disso, funcionam como ponte entre o INPI e os diversos atores do ecossistema de inovação, contribuindo para o desenvolvimento de parcerias estratégicas.

Atualmente, a rede GAPI conta com 8 Centros Tecnológicos e Associações Empresariais e 28 Universidades, Institutos Politécnicos e Instituições de Interface Universidade-Empresa.

Ao aproximarem a propriedade industrial dos centros de inovação, os GAPI assumem um papel fundamental no apoio à inovação na área da biotecnologia, facilitando a proteção das suas invenções e reforçando a sua competitividade num setor marcado pela evolução acelerada e por uma forte componente tecnológica.