Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

INPI participa nas Assembleias dos Estados-membros da OMPI 2020

O INPI está a participar nas Assembleias dos Estados-membros da OMPI, que decorrem de 21 a 25 de setembro, em formato híbrido.
21 set 2020, 16:07

Está a decorrer a 61.ª série de reuniões das Assembleias dos Estados-membros da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), na qual está a participar virtualmente uma delegação do INPI.

Devido às restrições impostas pela COVID-19, as Assembleias anuais deste ano estão a decorrer em formato híbrido, com os delegados dos Estados-membros e Observadores a participarem fisicamente em Genebra e/ou à distância, por meio de uma plataforma online.

Com uma agenda mais reduzida, devido ao cancelamento e adiamento das reuniões dos comités e grupos de trabalhos que discutem a agenda normativa da OMPI, os delegados vão decidir, entre outras matérias, sobre o Relatório do Auditor Externo, as decisões e recomendações adotadas pelo Comité do Programa e Orçamento, que reuniu a semana passada, a convocatória de sessões extraordinárias das Assembleias para o 1.º semestre de 2021 e a renovação até 31 de dezembro de 2020, com caráter excecional, dos atuais Vice Diretores-Gerais e Diretores-Gerais Adjuntos, que terminam o mandato a 30 de setembro de 2020.

Estas Assembleias assinalam também o fim do mandato do atual Diretor-Geral, Francis Gurry, que termina o seu mandato a 30 de setembro de 2020.

Francis Gurry abriu as Assembleias com uma retrospetiva dos seus 12 anos à frente da Organização, dando as boas-vindas e desejando muito sucesso a Daren Tang, Diretor-Geral eleito da OMPI, que iniciará o seu mandato a 1 de outubro de 2020.

Na sua intervenção, Daren Tang declarou a sua “grande admiração” pelos “resultados estelares” alcançados por Gurry durante a sua gestão como Diretor-Geral, tendo expressado que “é graças à sua liderança e à dedicação dos meus futuros colegas da OMPI que esta Organização é profundamente respeitada e altamente valorizada. O futuro é promissor, graças às bases que lançou, e estou ansioso para continuar o seu excelente trabalho enquanto a OMPI entra num novo capítulo. Estou confiante de que todos se juntarão a mim”.

Consulte os pontos da agenda:  https://www.wipo.int/about-wipo/en/assemblies/2020/a_61/

O INPI participou também hoje na reunião plenária do Grupo B+, que decorre todos os anos à margem das Assembleias da OMPI, e na qual é discutida a harmonização de diversos temas de PI.