Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

INPI recebe menção honrosa - Prémios Europeus de Promoção Empresarial

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) recebeu uma menção honrosa, no âmbito da iniciativa da Comissão Europeia - Prémios Europeus de Promoção Empresarial, referente ao projeto “INES – INPI New Electronic Services”.
15 set 2021, 14:51
Prémios Europeus de Promoção Empresarial
Prémios Europeus de Promoção Empresarial

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) recebeu uma menção honrosa, no âmbito da iniciativa da Comissão Europeia - Prémios Europeus de Promoção Empresarial (EEPA - European Enterprise Promotion Awards), referente ao projeto “INES – INPI New Electronic Services”.

O projeto apresentado pelo INPI, na categoria “Desenvolvimento do ambiente empresarial e apoio à transição digital”, teve como principal objetivo disponibilizar uma solução digital que fosse ao encontro das necessidades dos utilizadores profissionais tais como agentes de propriedade industrial e advogados e que, simultaneamente, permitisse às Pequenas e Médias Empresas e ao sistema de inovação nacional aderirem de maneira autónoma e simples ao sistema de propriedade industrial. Os serviços digitais encontram-se atualmente plasmados no Código de Propriedade Industrial em vigor, com um total de 71 serviços em linha. O INPI conta hoje com uma taxa de serviço digital de 99%, número ímpar no panorama da Administração Pública portuguesa.

A categoria “Desenvolvimento do ambiente empresarial e apoio à transição digital” reconhece políticas e iniciativas inovadoras a nível nacional, regional ou local, que tornam a Europa o local mais atrativo para lançar, gerir e expandir uma empresa no mercado único, que simplificam os procedimentos legislativos e administrativos para as empresas e aplicam o princípio «pensar primeiro em pequena escala» a favor das pequenas e médias empresas, e que apoiam a transição digital das empresas, permitindo-lhes desenvolver, comercializar e utilizar tecnologias, produtos e serviços digitais de qualquer tipo.

Os EEPA são um prémio que reconhece a excelência na promoção do empreendedorismo e que têm por base as prioridades da estratégia Europa 2020, coordenada em Portugal pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação. O objetivo é distinguir iniciativas identificadas como boas práticas de promoção empresarial em várias áreas, em função da especificidade do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões.

Desde 2005, ano em que foi lançado este prémio, foram várias as iniciativas portuguesas premiadas pela Comissão Europeia em diversas categorias.

Mais informações sobre as edições anteriores no site do IAPMEI