Inauguração da Divisão Local do TUP em Lisboa
A Ministra da Justiça presidiu hoje à cerimónia de abertura da Divisão Local de Portugal do Tribunal Unificado de Patentes (TUP), junto do Tribunal da Propriedade Intelectual.
Inauguração da Divisão Local do Tribunal Unificado de Patentes em Lisboa
A Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, presidiu hoje à cerimónia de abertura da Divisão Local de Portugal do Tribunal Unificado de Patentes (TUP), junto do Tribunal da Propriedade Intelectual.
Marcaram presença na sessão, o Secretário de Estado da Justiça, o Conselho Diretivo do INPI, Dirigentes da tutela da Justiça e membros do Conselho Consultivo do INPI.
O TUP é um órgão jurisdicional comum aos Estados-Membros Contratantes, com competência exclusiva para patentes europeias de efeito unitário e patentes europeias concedidas nos termos das disposições da Convenção da Patente Europeia.
É constituído por um Tribunal de Primeira Instância, por um Tribunal de Recurso e por uma Secretaria. O Tribunal de Primeira Instância é constituído por uma divisão central, com sede em Paris e uma secção em Munique, e por divisões locais e regionais.
Esta divisão local em Lisboa vem permitir a simplificação dos procedimentos, promove a proximidade com os utilizadores e uma redução de custos de litigância (custas judiciais e contratação de advogados), bem como, a utilização da língua portuguesa como língua de processo nos processos judiciais e, quando solicitado, a língua inglesa (exceto convenção em contrário pelas partes ou por decisão da divisão).
O novo Sistema da Patente Unitária encontra-se desde o dia 1 de junho em vigor no Estados-membros da UE que já o ratificaram - Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Portugal, Eslovénia e Suécia.
Este sistema irá complementar e fortalecer o atual sistema europeu centralizado de concessão de patentes. Juntamente com o Tribunal Unificado de Patentes, irá oferecer aos utilizadores uma opção rentável de proteção de patentes e resolução de litígios em toda a Europa, estimulando a investigação, o desenvolvimento e o investimento na inovação.