Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

Instituto Europeu de Patentes lança novo Espacenet

O Instituto Europeu de Patentes (IEP) renovou a ferramenta de pesquisa Espacenet, melhorando o acesso gratuito à maior coleção de documentos de patentes do mundo.
21 nov 2019, 10:06
Informação de promoção sobre o novo Espacenet
Informação de promoção sobre o novo Espacenet

O Instituto Europeu de Patentes (IEP) lançou o novo Espacenet, uma versão substancialmente melhorada e revista da ferramenta de pesquisa de informação de patentes do Instituto. Com as características novas e avançadas do Espacenet e a melhoria das suas funcionalidades tornar-se-á mais fácil aos utilizadores realizarem pesquisas de patentes e aceder de forma gratuita a mais de 110 milhões de documentos provenientes de todo o mundo.

Segundo o Presidente do IEP, António Campinos: "As informações de patentes são um recurso incrível para todos os envolvidos na propriedade intelectual e, hoje com o lançamento do novo Espacenet, estamos a cumprir com o nosso compromisso de tornar este recurso mais acessível. (…) O novo Espacenet significa que os inventores podem avaliar melhor o estado da técnica, as empresas podem tomar decisões estratégicas de PI mais informadas e os decisores políticos podem obter uma melhor compreensão do panorama das patentes. Porque, em última análise, o acesso às informações de patentes suporta uma PI eficiente, e uma PI eficiente suporta a economia". [tradução livre].

Desde o lançamento em 1998 do Espacenet original que o objetivo principal tem sido o estabelecimento de uma ligação entre os utilizadores do IEP e os registos de patentes mais atualizados, de todas as regiões.

A última versão do Espacenet oferece diversas novas funcionalidades, incluindo:

  • Um ‘query builder’ dinâmico para facilitar a pesquisa;
  • Uma lista de resultados mais ampla, limpa e rápida;
  • Uma filtragem dos resultados;
  • Uma panorâmica geral melhorada da situação legal relativa a toda a família de patentes;
  • Um design adequado aos novos dispositivos de pesquisas.

As novas ferramentas de filtragem apresentam as classificações , requerentes, inventores e autoridades mais frequentes, e permitem aos utilizadores afinar as ‘queries’ para obter melhores resultados.

A "Advanced Search" é flexível e dinâmica e possibilita aos utilizadores a construção personalizada de ‘queries’ Boleanas combinadas e complexas, com uma ampla variedade de campos bibliográficos, ao mesmo tempo que visualizam graficamente as relações lógicas.

Os utilizadores podem alternar entre o modo ‘Advanced Search’ e o modo ‘Smart Search’, em qualquer momento, sem perder a sua pesquisa.