Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

Lançamento de fundo europeu para as PME

O novo Fundo PME prevê um apoio de 20 milhões de euros para ajudar as Pequenas e Médias Empresas a maximizarem os seus ativos de Propriedade Intelectual.
28 jan 2021, 12:05
Lançamento do Fundo PME
Lançamento do Fundo PME

Foi lançado em 18 Dezembro de 2020  um fundo de apoio no valor de 20 milhões de euros - Ideas Powered for Business SME Fund -, que disponibiliza vales para ajudar as Pequenas e Médias Empresas (PME) sediadas na União Europeia a acederem e beneficiarem dos seus direitos de Propriedade Intelectual (PI).

Aberto a todas as empresas da UE que se enquadrem na definição oficial de PME, o novo programa oferece apoio financeiro sob a forma de reembolsos para pedidos de registo de marcas e desenhos ou modelos, até um montante máximo de 1.500 euros por empresa.

As candidaturas abriram a partir de 11 de janeiro de 2021, que marcou o início da primeira das cinco janelas de financiamento que decorrerão ao longo de 2021.

Este novo plano é gerido através do programa Ideas Powered for Business, do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), fazendo parte do plano de ação em matéria de PI da Comissão Europeia. É desenvolvido em cooperação com os institutos de propriedade intelectual nacionais e regionais da UE.

Os requisitos, o calendário e outras informações relevantes para este plano podem já ser consultados através da plataforma Ideas Powered for Business.

Informações adicionais também poderão ser esclarecidas junto do INPI através do email comunicacao@inpi.pt.