Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

Pedidos de DPI à escala mundial atingem recordes históricos em 2021

Os pedidos de Direitos de Propriedade Industrial à escala mundial atingiram novos patamares em 2021, prova da resiliência do ecossistema global de inovação durante a pandemia COVID-19.
27 dez 2022, 11:43
OMPI - Pedidos de DPI à escala mundial atingem recordes históricos em 2021
OMPI - Pedidos de DPI à escala mundial atingem recordes históricos em 2021

Contrariando a tendência de recessões económicas anteriores, os pedidos de Direitos de Propriedade Industrial (DPI), a nível mundial, permaneceram elevados durante o pico da pandemia da COVID-19 em 2020 e dispararam em 2021, de acordo com o Relatório da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), publicado em novembro deste ano.

Inovadores em todo o mundo registraram 3,4 milhões de pedidos de patente em 2021, um aumento de 3,6% em relação ao ano anterior. Os Offices da Ásia receberam 67,6% de todos os pedidos a nível mundial.

O forte crescimento dos pedidos de patente na China (+5,5%), na República da Coreia (+2,5%) e na Índia (+5,5%) impulsionaram o crescimento global nos pedidos de patentes em 2021. Já a atividade de patenteamento nos EUA (-1,2%), Japão (-1,7%) e Alemanha (-3,9%) diminuiu em 2021.

A maioria dos países revelou aumentos no registo de marcas, em 2021, com um total de 18,1 milhões de pedidos de classes de marca em todo o mundo, um crescimento de 5,5% em relação a 2020. Este crescimento no registo de novas marcas coincidiu com o boom na atividade empreendedora e nos negócios de capital de risco trazido pelas interrupções provocadas pela pandemia.

A atividade relativa ao Design aumentou 9,2%. O maior crescimento foi também registado nos Offices da Ásia.

Neste Relatório, Portugal destaca-se quanto às Indicações Geográficas (IG) para produtos agrícolas, assumindo a 2ª posição à escala global, com um total de 2.052 IG em vigor. No que diz respeito à categoria de vinhos e bebidas espirituosas, Portugal assume o maior número de IG em vigor (3.846).

 “A força dos registos de PI durante a pandemia mostrou que as pessoas, em todo o mundo, continuaram a inovar e a criar, apesar das perturbações económicas e sociais causadas pela pandemia”, afirmou o Diretor Geral da OMPI, Daren Tang.

No entanto, “essa resiliência não deve ser considerada um dado adquirido. Outra crise económica está a aproximar-se e as tensões geopolíticas aumentaram. Os desafios que enfrentamos agora, como as alterações climáticas e a conquista dos ODS da ONU, significam que devemos continuar a apoiar inovadores e criadores a usar o sistema de PI para transformar suas ideias em realidade e a gerar um impacto positivo nas nossas vidas”, ressalvou Daren Tang.


Consultar Relatório

Consultar Gráficos Interativos