Prémio Inventor Europeu 2026 – Nomeações até 30 de setembro
Uma iniciativa do Instituto Europeu de Patentes que irá celebrar os inventores mais notáveis da Europa e do mundo, e as suas contribuições para a tecnologia, a sociedade e a economia.
Prémio Inventor Europeu 2026 – Nomeações até 30 de setembro
Está atualmente a decorrer o período de nomeações para o Prémio Inventor Europeu 2026 promovido pelo Instituto Europeu de Patentes (IEP), uma iniciativa que irá celebrar os inventores mais notáveis da Europa e do mundo, e as suas contribuições para a tecnologia, a sociedade e a economia.
O IEP procura inventores/as ou equipas de inventores/as:
- que possuam uma patente europeia concedida
- de qualquer país (para a categoria Países não membros do IEP)
- de qualquer área tecnológica
- que trabalhem na indústria, no meio académico, em instituições de investigação, em PME ou de forma independente
Estas são as categorias:
Indústria
O Prémio Indústria é atribuído em reconhecimento a inventores de tecnologias excecionais e comercialmente bem-sucedidas, patenteadas por grandes empresas europeias. Estas são empresas com mais de 250 colaboradores e um volume de negócios anual superior a 50 milhões de euros.
Investigação
Este prémio distingue inventores que trabalham em universidades ou instituições de investigação. As invenções apresentadas nesta categoria conduziram frequentemente a avanços tecnológicos significativos e contribuíram para reforçar a reputação da instituição do inventor.
Países não membros do IEP
Esta categoria está aberta a todos os inventores provenientes de países fora dos 38 Estados-membros do IEP, independentemente da dimensão ou volume de negócios da empresa que aplica a invenção patenteada. No entanto, a invenção ou os produtos associados devem estar disponíveis e registar um sucesso comercial significativo na Europa.
PME
Este prémio é atribuído aos autores de invenções desenvolvidas em pequenas e médias empresas (PME). As PME são definidas como empresas com menos de 250 colaboradores e um volume de negócios anual inferior a 50 milhões de euros à data da concessão da patente. Idealmente, a invenção terá tido sucesso comercial e contribuído para o crescimento da empresa.
Prémio Carreira
Esta categoria presta homenagem à contribuição de longo prazo de um inventor europeu cuja dedicação e esforço contínuo – e cujas invenções marcantes patenteadas – tiveram um impacto significativo no seu domínio tecnológico e na sociedade em geral.
Até 30 de setembro 2025, é possível submeter candidaturas através da plataforma de nomeações. As condições de admissibilidade podem ser consultar aqui, bem como as perguntas frequentes.