Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

Webinar AIPPI/ACPI - O Sistema de PI após um ano de pandemia

A Presidente do Conselho Diretivo do INPI foi uma das oradoras da mesa-redonda que reuniu diversos representantes da área da Propriedade Intelectual.
14 jul 2021, 16:43
Webinar AIPPI/ACPI  - O Sistema de PI após um ano de pandemia
Webinar AIPPI/ACPI - O Sistema de PI após um ano de pandemia

“A pandemia trouxe períodos difíceis, mas conseguimos manter a Propriedade Industrial numa situação regular. A AIPPI e ACPI são parceiros importantíssimos do INPI e este é um caminho que temos de fazer juntos para conseguirmos enraizar a cultura de Propriedade Industrial em Portugal”, sublinhou a Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Ana Bandeira, no webinar organizado hoje pelo Grupo Português da Associação Internacional para a Proteção da Propriedade Intelectual (AIPPI), em parceria com a Associação Portuguesa dos Consultores em Propriedade Intelectual (ACPI).

A responsável do INPI foi uma das oradoras da mesa-redonda que reuniu diversos representantes da área da Propriedade Intelectual (PI) para debater o “O Sistema de PI após um ano de pandemia”.

Durante a sua intervenção, a Presidente do Conselho Diretivo do INPI deu a conhecer a atividade do Instituto em contexto da pandemia, através da apresentação dos principais indicadores e resultados nas diferentes áreas de atuação – Patentes, Marcas e Outros Sinais Distintivos do Comércio e Desenhos ou Modelos. Foram também dadas a conhecer as diferentes iniciativas levadas a cabo pelo INPI, na área do atendimento ao público, formação, comunicação, entre outras. Um balanço da participação do INPI no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, com destaque para as atividades do Grupo de Trabalho da PI e os principais eventos organizados pelo INPI, encerrou a comunicação da Presidente do Conselho Diretivo do INPI.

João Pereira da Cruz, Presidente da Direção da ACPI, referiu que “teria sido muito difícil fazer melhor, no que diz respeito ao INPI, do que foi feito neste último ano”.

Gonçalo Sampaio, Presidente do Grupo Português da AIPPI, destacou o papel do INPI na preservação da Propriedade Industrial em contexto da pandemia. “Nunca se falou tanto de patentes como em contexto de pandemia, graças à discussão em torno das vacinas, que permitiram colocar a PI no centro da agenda”.

Durante a sessão, que decorreu em formato virtual com cerca de 50 participantes, foram abordados diversos temas como as propostas de alterações ao Código da Propriedade Industrial (CPI) em discussão, a Presidência Portuguesa da UE na área da PI, a utilização do sistema de PI em contexto de pandemia mundial, entre outros.