Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

GAPI têm nova Marca registada da União Europeia

Os GAPI - Gabinetes de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial têm hoje uma nova marca registada no EUIPO, na sequência de um pedido de registo formalizado pelo INPI.
03 nov 2021, 10:23
GAPI - Marca registada da União Europeia
GAPI - Marca registada da União Europeia

Os GAPI - Gabinetes de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial têm hoje uma nova marca registada no EUIPO - Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia, na sequência de um pedido de registo formalizado pelo INPI. A nova marca registada encontra-se protegida nas Classes 41 e 45 da Classificação de Nice, serviços de formação para a sensibilização em Propriedade Industrial e Intelectual e serviços de informação e valorização de Propriedade Industrial e Intelectual, respetivamente.

Atenta a dinamização da Rede GAPI, iniciada em 2019, através do estabelecimento de um novo modelo de colaboração com os parceiros integrantes da Rede e o seu alargamento a novos parceiros, foi criada uma nova imagem para os GAPI, cuja simplicidade, fluidez e modernidade traduzem o espírito de dinamização que se pretende incutir a esta colaboração.

Os GAPI são uma peça fundamental na promoção e divulgação da importância do uso da propriedade industrial (PI).

Os cidadãos podem obter informações acerca da proteção, manutenção e defesa dos seus direitos sobre marcas, patentes e designs junto dos mais de 20 GAPI, que atuam como unidades operacionais autónomas do INPI e estão localizados nas universidades, centros tecnológicos, associações empresariais e nos parques de ciência e tecnologia, de norte a sul do país.

A Rede de GAPI foi criada em 2001, numa iniciativa do INPI, com o objetivo de estabelecer centros de conhecimento sobre PI mais próximos dos cidadãos, empresas e universidades, de estimular a cooperação entre as entidades que fazem parte do sistema nacional de inovação, de promover e divulgar a importância para o uso da PI, tendo como base o principio de atuação comum  – criar em Portugal uma cultura de PI.