Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

Programa ibero-americano de PI (IBEPI)

O IBEPI, projeto regional lançado pelos Institutos Nacionais de PI ibero-americanos e pela Secretaria-Geral ibero-americana com o apoio da OMPI e agora disponível e, em destaque, no site do INPI.
05 jul 2021, 18:20
Programa ibero-americano de PI (IBEPI) em destaque, no site do INPI.
Programa ibero-americano de PI (IBEPI) em destaque, no site do INPI.

O Programa ibero-americano de PI (IBEPI) tem por objetivo a promoção do desenvolvimento das sociedades ibero-americanas mediante o uso estratégico da Propriedade Industrial (PI), como apoio às políticas públicas, gerando, consequentemente, um instrumento de competitividade nos setores industrial, comercial e de I&D da região.

O IBEPI é um projeto regional lançado pelos institutos Nacionais de PI ibero-americanos e surge do trabalho desenvolvido pela Secretaria-Geral ibero-americana (SEGIB) com o apoio da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). 

Atualmente fazem parte do programa 14 países da região, representados pelos Institutos Nacionais de PI da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai.

No contexto deste projeto a informação tecnológica constitui um elemento fundamental para a inovação. Nesse sentido, o IBEPI desenvolveu um sistema de cooperação ibero-americano para a prestação de Serviços de Informação Tecnológica (INFOTEC).

Entre outras ferramentas, o IBEPI desenvolve, semestralmente, Boletins de Informação Tecnológica (BVT) nas áreas agroalimentar e energia eólica, os quais disponibilizam informação sobre os avanços e novidades nestes sectores tecnológicos, a partir dos documentos de Patente e Modelo de Utilidade, assim como notícias relevantes nestas áreas técnicas, nos países membros participantes deste Programa.

No site do INPI podem encontrar uma secção dedicada ao Programa Ibero-americano de PI, de fácil acesso, e cujo conteúdo inclui toda a informação disponível e atualizada.