Ir para Conteúdo principal
Inpi

Programa Iberoamericano de PI

O Programa ibero-americano de PI (IBEPI) tem por objetivo a promoção do desenvolvimento das sociedades ibero-americanas mediante o uso estratégico da propriedade industrial como apoio às políticas públicas, gerando, consequentemente, um instrumento de competitividade nos setores industrial, comercial e de I&D da região.

O IBEPI é um projeto regional lançado pelos institutos Nacionais de Propriedade Industrial ibero-americanos com base nas necessidades identificadas nesta região em termos de promoção do uso estratégico da Propriedade Industrial como instrumento de competitividade e desenvolvimento, a nível industrial, comercial e I&D nesta região. O IBEPI surge do trabalho desenvolvido pela Secretaria-Geral ibero-americana (SEGIB) com o apoio da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Atualmente fazem parte do programa 15 países da região, representados pelos Institutos Nacionais de Propriedade Industrial da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai.

Para mais informações consulte a página oficial do IBEPI.

 

Comité de informação tecnológica do IBEPI

A informação tecnológica constitui um elemento fundamental para a inovação. Nesse sentido, o IBEPI desenvolveu um sistema de cooperação ibero-americano para a prestação de Serviços de Informação Tecnológica (INFOTEC). O objetivo deste sistema é desenvolver uma ferramenta de transferência de conhecimentos entre Institutos de PI de forma a responder às necessidades existentes e fortalecer as competências nesta área, bem como sensibilizar e fornecer instrumentos para a utilização da informação tecnológica.

Neste âmbito de ação o IBEPI desenvolve estudos sobre propriedade industrial cujo o objetivo consiste em promover o desenvolvimento das sociedades ibero-americanas mediante o uso estratégico da propriedade industrial como apoio às políticas públicas e estímulo à competitividade da região.

Para além disso, o IBEPI desenvolve semestralmente Boletins de Informação Tecnológica (BVT) nas áreas agroalimentar e energia eólica. Estes boletins são publicações que disponibilizam ao utilizador informação sobre os avanços e novidades nestes sectores tecnológicos a partir dos documentos de Patente e Modelo de Utilidade, assim como notícias relevantes nestas áreas técnicas, nos países membros participantes deste Programa.