Ir para Conteúdo principal
Apoio às PME

Materiais Úteis para PME

Conjunto de materiais que ajudarão a compreender e utilizar melhor a Propriedade Intelectual por parte das Pequenas e Médias Empresas.

Um estudo recente, elaborado pelo Observatório Europeu das Infrações aos Direitos de Propriedade Intelectual do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), revela que 93% das Pequenas e Médias Empresas (PME) com direitos de Propriedade Intelectual registados tiveram um impacto positivo nos seus negócios.

Aqui encontram-se disponíveis materiais que ajudarão as PME a identificar os ativos de Propriedade Intelectual (PI) existentes no seu negócio e a compreender como os poderão proteger e explorar, de forma a potenciar o seu crescimento.

A atividade empresarial acontece, com frequência, como forma de aplicar e explorar novas soluções, métodos, produtos e invenções. Algumas criações originais, de natureza tecnológica ou comercial, podem ser registadas em nome dos seus criadores, conferindo-lhes o direito de as explorarem em exclusividade e impedindo outros de o fazerem, sem autorização.

 

Folheto de Iniciação à Propriedade Intelectual (PI) para PME – Como identificar os ativos de Propriedade Intelectual dentro da empresa

Este folheto reúne os conceitos básicos da Propriedade Intelectual e descreve os primeiros passos que as Pequenas e Médias Empresas devem dar para identificar e proteger os seus ativos de Propriedade Intelectual. Reconhecer o que é um ativo intangível, saber como registar a sua titularidade e onde o deve fazer é o objetivo central deste recurso.