Ir para Conteúdo principal

Criança com globo

Inpi

PI para +Jovens

Página dedicada a jovens e crianças e à sua relação com o Mundo da PI.

 

 

Bem-vindos ao Mundo da PI

 

 

Já ouviste falar de Propriedade Industrial?

Este separador foi criado especialmente para ti!

Queremos dar-te a conhecer o que é a Propriedade Industrial (PI), a forma como está presente nas nossas vidas diariamente e como podemos aprender a respeitar este mundo da PI, ao perceber o que é a contrafacção e os efeitos nocivos que esta tem na sociedade. 

Estás curioso?

Entra no mundo do INPI e descobre mais sobre este mundo fantástico, tão próximo de ti.

 

 

Queres mostrar ao mundo as tuas ideias e ter um domínio.pt grátis, durante um ano? Com o SiteStar é possível!

Já são nove as edições desta iniciativa nacional, promovida pela DECO e o .PT, que desafia a comunidade educativa à criação de espaços digitais criativos e inovadores, com conteúdos em português e com domínio.pt.

Os jovens são convidados a desenvolver e a divulgar conteúdos relevantes nas áreas da ciência e do conhecimento, da inclusão social, das expressões artísticas e do desporto e a publicá-los de forma criativa e inovadora. Esta atividade permite ainda a promoção e criação de sites para jornais escolares, rádios e/ou canais de televisão escolares.

A aquisição de competências de leitura e escrita na criação de conteúdos digitais e que, paralelamente, respeitem a responsabilidade intelectual e legal nos seus trabalhos, cumprindo regras de segurança, privacidade, direitos conexos e propriedade intelectual, são os principais objetivos desta iniciativa.

Compete ao INPI, na qualidade de um dos parceiros e elementos que compõem o Júri deste concurso, a avaliação que integra o respeito pelos direitos de propriedade intelectual e direitos conexos e pelas regras de segurança e privacidade.

Consulta o site e fica atento à próxima edição!

 

Já conheces o Projeto Brain Ideas?

O Projeto Brain Ideias foi desenvolvido pela DECO com o apoio do EUIPO, com o objetivo de aumentar a consciência dos alunos acerca do valor da Propriedade Intelectual e sobre um conjunto de direitos que abrange as criações intelectuais, do domínio literário, científico e artístico, as invenções, as marcas e desenhos ou modelos.

“O ativo mais valioso que temos é o cérebro, enquanto fonte de criatividade, inovação e empreendedorismo. Como tal, proteger o nosso próprio trabalho e respeitar o trabalho dos outros desempenha um papel cada vez mais importante na vida profissional e privada de todos os cidadãos” (Deco Jovem, pág. https://decojovem.pt/brainideas/).

Espreita o site, aprende mais sobre os princípios básicos que nos permitem respeitar as nossas próprias ideias e as dos outros, bem como o seu valor e os benefícios financeiros, sociais e culturais de tal potencial intelectual. Atreve-te a testar os teus conhecimentos através do Quiz Interativo e, desafia os teus professores, familiares e amigos com o Jogo de Tabuleiro disponível!


 

Conhece os vencedores do concurso de vídeos lançado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, no Dia Mundial da Propriedade Intelectual 2022