Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

37º Boletim de Vigilância Tecnológica - Energias Oceânicas

Encontra-se disponível a 37ª edição do Boletim de Vigilância Tecnológica, dedicado às energias oceânicas, resultado da colaboração luso-espanhola entre o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e o Oficina Española de Patentes y Marcas (OEPM).
16 mai 2022, 16:46
37ª edição do Boletim de Vigilância Tecnológica
37ª edição do Boletim de Vigilância Tecnológica

Encontra-se disponível a 37ª edição do Boletim de Vigilância Tecnológica (BVT), dedicado às energias oceânicas, resultado da colaboração luso-espanhola entre o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e o Oficina Española de Patentes y Marcas (OEPM). Esta publicação, que assinala os 10 anos de existência do BVT - Energias Oceânicas, apresenta nesta edição um novo formato.

O BVT - Energias Oceânicas visa divulgar o conhecimento e promover a inovação no campo técnico do aproveitamento da energia das ondas, correntes e marés, bem como da energia eólica offshore flutuante, através da recolha de pedidos internacionais de patentes (WO/PCT) e pedidos de patentes europeias (EP) publicados trimestralmente.

O documento apresenta também as estatísticas dos pedidos internacionais de patentes publicadas em 2021, ao abrigo do Tratado PCT (Tratado de Cooperação de Patentes), por índice de maior frequência em relação aos países de prioridade, inventores e requerentes, no que à energia das ondas e das marés concerne.

As estatísticas têm por base publicações de pedidos internacionais de patentes, selecionados com base na Classificação Internacional de Patentes (“IPC”) e na Classificação Cooperativa de Patentes (“CPC”), relativas à energia das ondas e das marés e à energia eólica flutuante.

Adicionalmente, são apresentadas novidades relevantes nestas áreas técnicas, a nível da Península Ibérica e Ilhas.


Consultar 37ª edição do Boletim de Vigilância Tecnológica (BVT) AQUI