Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

38º Boletim de Vigilância Tecnológica - Energias Oceânicas

Encontra-se disponível a 38ª edição do Boletim de Vigilância Tecnológica, dedicado às energias oceânicas, resultado da colaboração luso-espanhola entre o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e o Oficina Española de Patentes y Marcas (OEPM).
01 ago 2022, 16:24
38º Boletim de Vigilância Tecnológica - Energias Oceânicas
38º Boletim de Vigilância Tecnológica - Energias Oceânicas

O BVT - Energias Oceânicas visa divulgar o conhecimento e promover a inovação no campo técnico do aproveitamento da energia das ondas, correntes e marés, bem como da energia eólica offshore flutuante, através da recolha de pedidos internacionais de patentes (WO/PCT) e pedidos de patentes europeias (EP) publicados trimestralmente.

Na presente edição do BVT, assinalando o décimo ano desta publicação, apresentam-se as estatísticas dos pedidos internacionais de patentes, publicados no primeiro semestre de 2022, ao abrigo do PCT (Tratado de Cooperação em matéria de Patentes), pelos países prioritários mais frequentes.

Neste segundo BVT de 2022, encontram-se ainda disponíveis dados estatísticos sobre publicações de Patente Europeia (PE) que tiveram lugar entre 2017 e 2021, agrupados por requerentes, por inventores, por países prioritários mais frequentes e por total de publicações de PE nesse período.

As estatísticas têm por base publicações de pedidos internacionais de patentes, selecionados com base na Classificação Internacional de Patentes (“IPC”) e na Classificação Cooperativa de Patentes (“CPC”), relativas à energia das ondas e das marés e à energia eólica flutuante.

Adicionalmente, são apresentadas novidades relevantes nestas áreas técnicas, a nível da Península Ibérica e Ilhas.


Consultar 38ª edição do Boletim de Vigilância Tecnológica (BVT) AQUI.