Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

46º Aniversário do INPI - Mensagem da Presidente do Conselho Diretivo

Ana Bandeira, Presidente do Conselho Diretivo do INPI, assinala esta data com uma mensagem dirigida aos utilizadores do Sistema de Propriedade Industrial.
28 jul 2022, 11:16
Presidente do Conselho Diretivo do INPI endereça uma mensagem dirigida aos utilizadores do SPI
Presidente do Conselho Diretivo do INPI endereça uma mensagem dirigida aos utilizadores do SPI


Por ocasião do 46º Aniversário do INPI, Ana Bandeira, Presidente do Conselho Diretivo do INPI, endereça uma mensagem dirigida aos utilizadores do Sistema de Propriedade Industrial:


O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) assinala hoje 46 anos de vida, tendo sabido escrever uma história em que a inovação e a criatividade nacional foram desde logo os principais protagonistas.  Mas como em todas as histórias tem de haver sempre protagonistas, e esta não é exceção. Os principais protagonistas desta história começaram por ser os utilizadores do Sistema de Propriedade Industrial que nos procuraram e que têm, ao longo destes anos, mostrado que sabem perceber a importância da propriedade industrial em inúmeras áreas da nossa economia.  Não menos protagonistas têm sido os colaboradores do INPI, que ao longo dos anos, muito têm dado a esta casa e ajudado a escrever esta história de vitórias e por vezes derrotas, mas que no fim tem um sabor de sucesso e orgulho para todos nós.

Esta relação quase simbiótica entre nós e quem nos procura tem permitido ajudar a colocar o nosso país numa trajetória ascendente para a proteção dos direitos na Propriedade Industrial (PI), que resulta naturalmente da inovação que as nossas empresas, universidades e outras entidades têm vindo a desenvolver.

Trabalhamos diariamente para que qualquer cidadão/utente/cliente veja na PI uma mais valia e um fator essencial de competitividade num mercado global em que vivemos.

Nunca é demais salientar o quão importante tem sido o trabalho feito convosco, a vossa colaboração, e o que todos os dias nos ensinam como parte integrante desta cadeia de valor. Este é um fator absolutamente imprescindível para elevar o nível de maturidade da cultura de PI em Portugal.

Para comemorar o nosso aniversário publicámos hoje um Estudo elaborado pelo INPI no âmbito das Denominações de Origem e Indicações Geográficas em Portugal. Este estudo que anexo, abrange o período desde 1946, ano que foi apresentado o primeiro pedido de Denominação de Origem/Indicação Geográfica – “Dão” –, até ao 1.º semestre de 2022, tendo sido neste âmbito apresentados 323 pedidos de DO e IG. É com grande satisfação que podemos constatar o crescimento e reconhecimento destas importantes modalidades que traduzem a riqueza das nossas tradições, cultura e recursos naturais e biológicos.

Continuamos a contar convosco para continuar a escrever páginas de sucesso nesta história, sempre com a certeza de dever cumprido e a vontade de nos superarmos diariamente para podermos corresponder às vossas expetativas!

Com grande certeza digo que o futuro da PI é altamente promissor! Precisamos da vossa ajuda e colaboração para levarmos a nossa Propriedade Industrial a bom porto e a ocupar um lugar de destaque na nossa sociedade.

Resta-me agradecer a todos os que contribuíram, aos que contribuem e aos que, por antecipação, contribuirão no futuro para a contínua missão deste Instituto, que é proteger e promover a propriedade industrial e a contínua melhoria do sistema.