Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

China no topo dos países que mais apresentaram pedidos em 2019

OMPI acaba de anunciar que, em 2019, a China foi o país com mais pedidos internacionais apresentados na OMPI pela via PCT, finalmente ultrapassando os EUA.
08 abr 2020, 10:43
OMPI - China ultrapassa EUA, em 2019, nos pedidos internacionais de patentes via PCT
OMPI - China ultrapassa EUA, em 2019, nos pedidos internacionais de patentes via PCT

Após inúmeros anos como o número dois em termos de pedidos internacionais de patente apresentados na OMPI através do sistema do PCT (Patent Cooperation Treaty), a China finalmente superou os Estados Unidos da América (EUA), tendo sido apresentados, em 2019, 58.990 pedidos internacionais oriundos deste país, face aos 57.840 pedidos PCT oriundos dos EUA.

Ao longo dos últimos anos, os EUA têm vindo sempre a liderar esta listagem, mas a China, por sua vez, também tem vindo a demonstrar um crescimento vertiginoso sem precedentes. Comparando os dados dos últimos 20 anos, verifica-se que o número de pedidos PCT submetidos pela China na OMPI aumentou 200 vezes, o que prova ser uma séria competidora no que diz respeito à inovação a nível mundial.

“O rápido crescimento da China para se tornar o principal depositante de pedidos internacionais de patente via OMPI sublinha uma mudança a longo prazo na localização da inovação para o Oriente, com requerentes com base na Asia respondendo agora por mais de metade de todos os pedidos PCT”, segundo o Diretor-geral da OMPI, Francis Gurry [tradução nossa].

Quanto aos principais requerentes de pedidos internacionais, a gigante de telecomunicações chinesa Huawei Technologies ocupa o 1º lugar do Top 10, pelo terceiro ano consecutivo, com 4.411 pedidos PCT. Para além da Huawei, estão ainda compreendidas mais três empresas chinesas neste Top: Guang Dong Oppo Mobile Telecommunications of China, no 5º lugar com 1,927 pedidos, Boe Technology Group CO. LTD, no 6º lugar com 1.864 pedidos e Ping An Technology (Shenzhen) CO. LTD, no 8º lugar com 1.691 pedidos.

Para mais informações clique aqui.