Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

Jornalista Sónia Calheiros da Revista Visão vence 7.ª edição do Prémio Jornalismo Que Marca

Prémio Jornalismo que Marca, no qual o INPI participa enquanto elemento do júri, distinguiu a jornalista Sónia Calheiros, da revista Visão, pela reportagem "Viver 120 anos (com boa saúde)".
15 jul 2025, 14:23
Jornalista Sónia Calheiros da Revista Visão vence 7.ª edição do Prémio Jornalismo Que Marca
Jornalista Sónia Calheiros da Revista Visão vence 7.ª edição do Prémio Jornalismo Que Marca

A 7.ª edição do Prémio Jornalismo que Marca, promovido pela Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca, e que conta com a participação do INPI no júri, foi atribuído à jornalista Sónia Callheiros, pela reportagem Viver 120 anos (com boa saúde) publicada na revista Visão.

A reportagem  centra-se nas implicações sociais e económicas de uma população que vive cada vez mais anos. A jornalista Ana Taborda, da revista Sábado, recebeu uma menção honrosa pela peça O grande negócio da comida pronta.

O prémio distingue anualmente trabalhos jornalísticos sobre áreas relevantes para os consumidores, mercado e produtos de marca.

No âmbito da escolha da reportagem vencedora, Pedro Pimentel, Diretor-Geral da Centromarca, destacou que “a reportagem da Sónia Calheiros é um excelente exemplo de como o jornalismo pode desbravar temas que darão que falar, como a demografia, a longevidade, os respetivos impactos no mercado e os novos conceitos de economia que lhe estão associados.”

Para Ricardo Miranda, creative partner da Wonder\Why, autor de vários livros na área do branding e presidente do júri "a reportagem vencedora, da Sónia Calheiros, destaca-se pela atualidade e profundidade com que trata o tema da longevidade, colocando as marcas perante um dos maiores desafios das próximas décadas. A peça da Ana Taborda, que recebeu uma menção honrosa, oferece uma perspetiva muito pertinente sobre o segmento da comida pronta, um mercado em franca expansão que reflete as mudanças nos hábitos de consumo."

Sónia Calheiros agradeceu à Centromarca e ao júri a escolha do seu trabalho. «Iniciativas como este prémio são importantes para o jornalismo. Reforçam a relevância de investigar mais para conseguir informar melhor. Dão também algum alento pessoal e profissional, quando as redações estão cada vez mais ligadas a um ventilador. Se, com défice de meios técnicos e humanos os jornalistas não perdem o brio, imagine-se quão melhor seria o resultado se nada faltasse.”

A cerimónia de entrega do prémio está prevista para outubro.