Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

Estudo sobre as Patentes e a Quarta Revolução Industrial

Novo estudo do IEP analisa os dados globais de pedidos de patentes para destacar as tendências das tecnologias relacionadas com objetos conectados inteligentes.
10 dez 2020, 16:09
Estudo sobre as Patentes e a Quarta Revolução Industrial
Estudo sobre as Patentes e a Quarta Revolução Industrial

Um estudo divulgado hoje pelo Instituto Europeu de Patentes (EPO) mostra que a inovação nas tecnologias da Quarta Revolução Industrial (4RI) acelerou consideravelmente em todo o mundo na última década.

Entre 2010 e 2018, os pedidos de patentes mundiais para essas tecnologias, relacionadas com objetos conectados inteligentes e que abrangem a Internet das Coisas, Big Data, 5G e Inteligência Artificial, aumentaram a uma média anual de quase 20%, cerca de cinco vezes mais rápido que a média para todos os campos de tecnologia.

Intitulado “Patents and the Fourth Industrial Revolution - the global technology trends enabling the data-driven economy”, o estudo analisa todas as famílias de patentes Internacionais (sigla em inglês IPFs) relacionadas com tecnologias 4RI em todo o mundo, entre 2000 e 2018. Cada uma delas representa uma invenção valiosa para a qual os pedidos de patente foram depositados em pelo menos dois offices de patentes no mundo.

O estudo revela que quase 40.000 novas IPFs foram registradas para essas tecnologias somente em 2018, representando mais de 10% de toda a atividade de patentes em todo o mundo naquele ano.

No que diz respeito à origem geográfica da inovação ligada à 4RI, o estudo confirma os Estados Unidos como líder mundial, representando cerca de um terço de todas as invenções entre 2000 e 2018, contra cerca de um quinto na Europa e Japão. Os Estados Unidos até reforçaram a sua liderança em pedidos de patentes em todo o mundo desde 2010, com um crescimento médio anual de 18,5%, que é mais rápido do que a Europa e o Japão (taxa média de crescimento anual de 15,5% e 15,8% respetivamente no mesmo período).

Começando de níveis muito baixos no final dos anos 2000, a atividade de inovação da China e da Coreia do Sul cresceu a uma taxa muito alta (apresentando um crescimento médio anual de 39,3% e 25,2% respetivamente, de 2010 a 2018).

Os dados de patentes no estudo também mostram que a inovação está concentrada em certos clusters regionais de inovação em todo o mundo, normalmente em grandes aglomerações urbanas com um ecossistema de instituições de R&D à volta de empresas líderes.

Os 20 principais clusters de inovação 4RI são as principais fontes de inovação 4IR nos seus países e, em conjunto, são responsáveis ​​por mais de metade (56,3%) de todas as IPFs durante o período de 2010-2018. A classificação regional é dominada por 13 clusters asiáticos e americanos, seguidos por sete clusters localizados na Europa e no Médio Oriente, todos com empresas líderes e diferentes perfis de especialização 4RI.

O estudo vai ser apresentado no próximo dia 17 de dezembro, durante a conferência virtual “The role of patents in an AI drive world”, que o IEP vai organizar nos dias 17 e 18 de dezembro. Para mais informações e registo (grátis) consulte: https://www.epo.org/news-events/events/conferences/ai2020.html

O estudo completo e seu resumo estão disponíveis em: epo.org/trends-4IR