Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

Patent Index do IEP 2022: Pedidos portugueses crescem 7,6 por cento

O Instituto Europeu de Patentes lançou hoje o Patent Index 2022, o qual revela que o número de pedidos de patentes registado no IEP por empresas e inventores portugueses aumentou 7,6 por cento em 2022.
28 mar 2023, 08:30
Índex de Patentes do IEP 2022: Pedidos portugueses aumentam 7,6
Índex de Patentes do IEP 2022: Pedidos portugueses aumentam 7,6

O Instituto Europeu de Patentes (IEP) lançou hoje o Índex de Patentes 2022, o qual revela que o número de pedidos de patentes registado no IEP por empresas e inventores portugueses aumentou 7,6% em 2022, dando continuidade ao forte crescimento que se verificou em 2021 (+15,5%).

A evolução nos últimos dois anos contrasta com a redução nos pedidos de patentes por países da UE em 2022 (-0,5%). No ano passado, os inventores portugueses submeteram 312 pedidos de patentes no IEP, o maior volume anual até à data, e mais de 40% acima do volume registado há cinco anos.


Tecnologia informática, médica e farmacêutica são as principais áreas das invenções portuguesas

Em Portugal, a tecnologia informática foi novamente a área com mais pedidos de patentes apresentados junto do IEP em 2022. As tecnologias médicas e farmacêuticas voltaram a ocupar os 2º e 3º lugares, fazendo da saúde a indústria com o maior número de pedidos de patentes em Portugal. No ano passado, as empresas e inventores portugueses aumentaram os seus pedidos de patentes para produtos farmacêuticos em 85,7%. O número de inovações portuguesas mais do que quintuplicou na área da comunicação digital, sendo esta a tecnologia com o maior número de pedidos de patentes no IEP a nível mundial.

Universidades e institutos portugueses entre os principais requerentes de patentes

Pelo segundo ano consecutivo, a Feedzai lidera a lista dos requerentes portugueses com o maior número de pedidos de patentes no IEP. A forte contribuição para a inovação por parte das universidades e centros de investigação em Portugal continua a destacar-se: seis dos 10 principais candidatos no IEP são provenientes deste sector.


Lisboa regista o maior crescimento; Norte e Centro continuam a inovar

A região Norte mantém-se na liderança do ranking regional com uma quota de 36,2% do total dos pedidos de patentes, seguida de perto pela região Centro com uma quota de 33,3%. Lisboa destaca-se com o crescimento mais forte (+38,6%), contribuindo para 25,3% do número total dos pedidos portugueses.

Tendências tecnológicas globais: as tecnologias digitais impulsionaram o crescimento global dos pedidos de patentes no mercado Europeu

O Índex de Patentes 2022 revela que a comunicação digital (+11,2% em relação a 2021) foi novamente a área com o maior número de pedidos de patentes registado no IEP no ano passado, seguido de perto pela tecnologia médica (+1,0%) e tecnologia informática (+1,8%). O grande aumento de pedidos de patentes em tecnologias digitais estende-se por outras áreas, tais como os cuidados de saúde, transportes e agricultura.

A atividade no sector farmacêutico continuou a aumentar de forma sustentável (+1%), ultrapassando os transportes (-2,6%) para entrar nas cinco principais áreas tecnológicas pela primeira vez na última década. A biotecnologia (+11,0%) também continuou a crescer.

Forte crescimento da China e dos EUA

Em 2022, os cinco principais países de origem para pedidos de patentes no IEP foram os Estados Unidos (representando um quarto do total), Alemanha, Japão, China e França (ver gráfico Origem dos pedidos). O crescimento dos pedidos registado no ano anterior foi alimentado principalmente pelos pedidos da China (+15,1% em comparação com 2021), que mais do que duplicaram nos últimos cinco anos, e em menor medida pelos pedidos dos EUA (+2,9%) e da República da Coreia (+10,0%).

Em termos de tendências tecnológicas, os pedidos de patentes dos EUA subiram consideravelmente nas áreas da comunicação digital e das máquinas/aparelhos elétricos e energia. As empresas europeias submeteram menos pedidos para a área da comunicação digital, mas houve consideravelmente mais pedidos no que respeita à tecnologia informática, tecnologia médica e biotecnologia. Os pedidos de patentes oriundos da China aumentaram na maioria das principais áreas tecnológicas.

Tendências dos países europeus

A Alemanha continua a ser o país líder europeu no que respeita aos pedidos de patentes, embora estes tenham diminuído 4,7% no ano passado. Os pedidos da generalidade dos outros países que lideram esta atividade para o mercado europeu subiram, incluindo na Suíça (+5,9%), Países Baixos (+3,5%) e França (+1,9%). Entre os países com maior volume de pedidos de patentes (mais de 1.000 pedidos), os principais aumentos foram registados pela Irlanda (+12,3%), Bélgica (+5,0%) e Áustria (+3,4%). Em relação aos pedidos de patentes per capita, a Suíça foi novamente líder, seguida por alguns países nórdicos (ver gráfico Pedidos de patentes por milhão de habitantes).

Huawei está no topo da classificação

Em 2022, os principais requerentes de patentes no IEP foram a Huawei (Nº 1 em 2021), seguida pela LG (sobe do 3º lugar em 2021), Qualcomm (que salta de 7º para 3º), Samsung e Ericsson. Os dez primeiros candidatos incluem quatro empresas da Europa, duas da República da Coreia, duas dos EUA e uma da China e do Japão.


Explore o Índex de Patentes 2022 na íntegra em epo.org/patent-index2022.