Agradecimento da Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso
Secretária de Estado da Justiça agradece todo o trabalho, empenho e dedicação que os funcionários da Justiça têm demonstrado nestes tempos de crise.
Anabela Pedroso, Secretária de Estado da Justiça
Anabela Pedroso, Secretária de Estado da Justiça, agradeceu a todos os funcionários da Justiça, incluindo aos funcionários do INPI, que têm garantido o funcionamento dos serviços essenciais da Justiça em tempo de pandemia e confinamento social.
Aos funcionários do INPI, Anabela Pedroso, agradeceu o seguinte:
“Aos 107 trabalhadores do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, I.P. (INPI, I.P.), releva-se a garantia de proteção e promoção da propriedade industrial, quer a nível nacional, quer internacional, de acordo com a política de modernização e fortalecimento da estrutura empresarial de Portugal.”
A Secretária de Estado referiu também as medidas especiais, colocadas em prática com a pandemia gerada pelo novo coronavírus, que visam reduzir o contacto humano e garantir a segurança e a saúde dos cidadãos e dos trabalhadores dos serviços da Justiça, ao mesmo tempo que permitem manter a função essencial de prestação de serviço público.
Neste sentido, foi destacada a adaptabilidade do trabalho na Justiça, com mais de 6.500 colaboradores em teletrabalho, o que representa 28% do universo de recursos humanos da Justiça.
Outras medidas referidas foram as alterações aos horários de atendimento, a introdução de elementos externos de proteção nos espaços de atendimento, os novos serviços digitais da justiça, acessíveis através do Portal da Justiça, as ações de capacitação profissional, distribuição de centenas de computadores, entre outras.
Esta rápida adaptação dos serviços da Justiça à presente realidade permitiu continuar a trabalhar com celeridade, qualidade e coerência funcional.
Este agradecimento encontra-se publicado aqui.