António Campinos eleito uma das pessoas mais influentes na área da PI
António Campinos foi designado uma das 50 pessoas mais influentes no seio da Propriedade Intelectual em 2022, pelo ranking da publicação internacional Managing IP.
António Campinos eleito uma das pessoas mais influentes na área da PI
António Campinos, atual Presidente do Instituto Europeu de Patentes (IEP) foi designado uma das 50 pessoas mais influentes no seio da Propriedade Intelectual em 2022, pelo ranking da publicação internacional Managing IP.
Antes de integrar o IEP em 2018, o português António Campinos foi Diretor Executivo do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO). Em Portugal, exerceu o cargo de Presidente do INPI, onde iniciou como Diretor de Marcas em 2000 e foi eleito Presidente em 2005. Ao longo do seu percurso profissional, chefiou delegações portuguesas no Conselho de Administração do EUIPO, no Conselho de Administração do IEP e nas Assembleias gerais da Organização Mundial da Propriedade Intelectual.
Foi durante cinco anos Presidente do Conselho Administrativo do Centre d'Études Internationales de la Propiété Intellectuelle (CEIPI) na Universidade de Estrasburgo. Em 2017, foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Alicante, Espanha.
À data da nomeação de António Campinos como Presidente do IEP, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou, numa nota publicada no site da Presidência da República - "A eleição de António Campinos, para além de um sucesso pessoal que me apraz registar, é mais uma demonstração da qualidade e competência dos profissionais portugueses, cada vez mais reconhecidos internacionalmente, neste caso também com o apoio significativo e relevante da diplomacia portuguesa".