Assembleias Gerais da OMPI 2024 começam hoje
As Assembleias Gerais dos Estados membros da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) decorrem a partir de hoje, em Genebra, até ao próximo dia 17 de julho.
Assembleias Gerais da OMPI 2024 começam hoje
Arrancou hoje a 65.ª série de reuniões das Assembleias dos Estados membros da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) que decorre, em Genebra, até ao próximo dia 17 de julho.
No seu discurso de abertura, o Diretor Geral da OMPI, Daren Tang, sublinhou que "o trabalho de transformação do ecossistema global de PI está a começar a mostrar resultados. Não só a moldar os padrões globais da PI e a conquistar a atenção dos líderes, mas também a chegar ao terreno, tocando a vida de mais pessoas do que nunca.” O Diretor Geral fez ainda um apelo aos presentes - “continuemos como comunidade, a implementar as práticas, as normas, os padrões, as políticas e os projetos corretos para que possamos tornar a PI parte da jornada de cada inovador e criador, e fazer da PI um catalisador para o crescimento e desenvolvimento de todos os países do mundo".
A delegação de Portugal é composta por Tiago Serras Rodrigues, Conselheiro da Representação Permanente de Portugal junto das Nações Unidas e outras Organizações Internacionais em Genebra e pela Presidente do Conselho Diretivo do INPI, Ana Bandeira, João Amaral, Diretor de Relações Externas e Assuntos Jurídicos do INPI e Madalena Reis, Técnica Superior no Departamento de Relações Externas do INPI.
Ao longo dos próximos dias, a agenda das Assembleias distribui-se pelas seguintes temáticas: Órgãos Diretivos e Questões Institucionais; Programa, Orçamento e Supervisão; Comités da OMPI e Estrutura Normativa Internacional; Serviços globais de Propriedade Intelectual; Outras Assembleias e Tratados e outros assuntos e Recursos Humanos.
As Assembleias reúnem os Estados membros da OMPI, permitindo-lhes fazer o balanço dos progressos do trabalho da Organização e discutir as futuras orientações políticas.
Paralelamente, os Estados membros participantes promovem reuniões bilaterais entre os diferentes offices e decorrem diversos outros eventos à margem das Assembleias.
O evento tem um formato híbrido, com os delegados dos Estados membros e Observadores a participarem fisicamente em Genebra e/ou à distância, e as sessões podem ser acompanhadas online.
Consultar Declaração de Abertura de Portugal
Assitir à Declaração de Abertura de Portugal