Brasil acolhe as II Jornadas Lusófonas de Propriedade Industrial
As II Jornadas Lusófonas de Propriedade Industrial reúnem, entre 9 e 11 de setembro, no Rio de Janeiro, várias instituições internacionais com competência na área da Propriedade Industrial e os representantes dos offices de PI dos Estados-Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
Brasil acolhe as II Jornadas Lusófonas de Propriedade Industrial
As II Jornadas Lusófonas de Propriedade Industrial reúnem, entre 9 e 11 de setembro, no Rio de Janeiro, várias instituições internacionais com competência na área da Propriedade Industrial e os representantes dos offices de PI dos Estados-Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), para uma partilha de conhecimentos e de experiências em torno da temática da Propriedade Industrial na Lusofonia.
Esta segunda edição é uma iniciativa da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), em parceria com Instituto Nacional da Propriedade Industrial do Brasil.
A agenda para o primeiro de dia de trabalhos inclui temas como o Portal da Lusofonia, A expansão das Indicações Geográficas e dos desenhos industriais para o desenvolvimento socioecónomico, Experiências de disseminação e capacitação da PI nos países da Lusofonia, Estratégias de alcance das startups, deeptechs e instituições científicas e tecnológicas e Políticas de género, diversidade e inclusão no campo da PI.
O segundo dia é dedicado ao desenvolvimento do Plano de Ação e encerra com um debate sobre o Memorando de Entendimento pela Cooperação Técnica entre os Institutos de PI da CPLP.
Para o último dia estão agendadas duas apresentações, a primeira sobre A relevância do respeito à PI na economia globalizada e a segunda dedicada ao Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento.
As jornadas encerram com a mesa redonda que tem como mote Uma porta aberta para o mundo – a experiência lusófona.
Esta segunda edição das Jornadas Lusófonas de Propriedade Industrial dá continuidade à primeira edição organizada pelo INPI Portugal, em colaboração com a CPLP, que se realizou nos dias 23 e 24 de junho de 2022, em Lisboa e no Porto. Ana Bandeira, presidente do Conselho Diretivo do INPI Portugal, está a participar nestas segundas jornadas a decorrer no Brasil, tendo sido convidada para moderar a mesa-redonda sobre a Atualização sobre o Portal da Lusofonia.