Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

Desafios Justiça:INPI promove sessão de esclarecimentos para startups

O INPI em colaboração com a Startup Portugal, a Startup Lisboa e a Startup Braga, promoveu hoje uma sessão de esclarecimentos sobre a iniciativa Desafios Justiça dirigida a startups, universidades e centros de investigação.
20 abr 2023, 20:29
Desafios Justiça: INPI promove sessão de esclarecimentos para startups
Desafios Justiça: INPI promove sessão de esclarecimentos para startups

O INPI em colaboração com a Startup Portugal, a Startup Lisboa e a  Startup Braga, promoveu hoje uma sessão de esclarecimentos sobre a iniciativa Desafios Justiça, na qual o Instituto foi o primeiro organismo da esfera da Justiça a lançar o desafio dirigido a startups, universidades e centros de investigação, para a procura de uma ferramenta de “pesquisa conceptual” entre marcas.

O objetivo deste evento, dirigido aos empreendedores e inovadores do nosso país, foi dar a conhecer o Desafio da “Pesquisa Conceptual” e esclarecer as eventuais dúvidas com a presença de uma equipa especializada.

Ao longo da sessão, que decorreu nas instalações da Startup Lisboa, com transmissão online, Tiago Cunha Martins, Assessor de Inovação do Secretário de Estado da Justiça, deu a conhecer a Estratégia Govtech para a Justiça, e o Vogal do Conselho Diretivo do INPI, Fernando Marta, acompanhado do Diretor de Marcas e Patentes do INPI, André Robalo e do Chefe do Departamento de Marcas, Desenhos ou Modelos do INPI, Alexandre Leitão, partilhou com os presentes os traços gerais do Desafio do INPI, com a apresentação de casos práticos.

“No INPI, estamos abertos a quem queira trazer-nos ideias novas e soluções para os nossos problemas. Este diálogo permanente com a Academia, startups e centros de investigação é essencial”, referiu o dirigente do INPI.

Neste desafio, o INPI procura uma solução para uma ferramenta de “pesquisa conceptual” entre marcas que, para além de identificar a coincidência textual, fonética e de imagem, deverá permitir também detetar automaticamente a identidade ou semelhança conceptual entre duas marcas.

Os Desafios Justiça funcionam como concursos de ideias inovadoras para responder a necessidades concretas de entidades da esfera da Justiça. Trata-se de uma oportunidade para potenciar o intercâmbio, fomentar sinergias e estimular a criatividade em processos de coinovação entre o setor público da Justiça e o ecossistema de inovação e empreendedorismo, nacional, europeu e internacional, para efeitos de experimentação e teste de ideias.

Os candidatos admitidos serão convidados a realizar uma sessão pública para apresentação final das ideias (pitch) com a presença de membros do governo, potenciais investidores e comunicação social.

O prazo para candidaturas a este primeiro Desafio termina no dia 31 de maio.