Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

EUIPO lança estudo: Mulheres no Design

Estudo com foco nas mulheres designers e na desigualdade de género nesta área da Propriedade Intelectual.
26 abr 2023, 10:16
EUIPO lança estudo: Mulheres no Design
EUIPO lança estudo: Mulheres no Design

No âmbito do Dia Mundial da Propriedade Intelectual, o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) lança hoje o primeiro estudo dedicado às “Mulheres no Design”, com foco em mulheres designers e na diferença de género na área da PI, com base em dados dos registos de desenhos ou modelos da UE e dados do Eurostat.

A análise baseia-se em 670.000 desenhos ou modelos e 210.000 designers com informações sobre o nome do designer nas bases de dados do EUIPO (43 % dos registos) e no World Gender-Name Dictionary publicado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

Este novo estudo do EUIPO revela que apenas 1 em cada 4 designers que trabalhavam na UE em 2021 eram mulheres (24%) e apenas 21% dos desenhos ou modelos registados na UE tinham pelo menos uma mulher designer envolvida. Existem diferenças significativas entre os EM da UE, variando de 17% de mulheres designers nos Países Baixos e 18% na Hungria e Eslováquia a 33% na Letónia.

Este estudo demonstra ainda que, seguindo as tendências atuais, levaria 51 anos para terminar com esta desigualdade de género e que, em média, na área do design, as mulheres ganham 12.8% menos que os homens. A proporção de mulheres designers na UE está bem abaixo dos níveis da Coreia do Sul, China e Estados Unidos da América e os países bálticos têm a menor proporção de mulheres designers na UE.

Na verdade, alguns Estados-Membros apresentam disparidades entre o número de mulheres designers e a sua participação no sistema de registo de desenhos ou modelos da UE. Espanha, Croácia e Itália têm baixa proporção de mulheres em desenhos ou modelos registados em comparação com a sua percentagem de mulheres na profissão de design que está acima da média da UE.

A igualdade de género é um dos objetivos fundamentais da União Europeia. Para contribuir com o conhecimento atual sobre a participação das mulheres no sistema de PI, o EUIPO analisou neste estudo a diferença de género, em matéria de design, de três perspetivas diferentes: a participação de mulheres designers no mercado de trabalho; a disparidade salarial entre homens e mulheres designers; e a participação de mulheres designers na criação de desenhos ou modelos registados.