Estudo - Identificação e análise malware em sítios Web suspeitos violação dos direitos de autor
Perspetiva geral dos exemplos atuais de malware e programas potencialmente indesejados encontrados em sítios Web suspeitos violação dos direitos de autor
Este estudo publicado pelo EUIPO apresenta uma perspetiva geral dos exemplos mais atuais de malware e programas potencialmente indesejados (PPI) encontrados em sítios Web suspeitos de violação dos direitos de autor. Estes programas recorrem a técnicas falaciosas e a engenharia social, tais como instalações de jogos vazios e software alegadamente «útil», para convencer os utilizadores finais a divulgarem informações confidenciais.
Barómetro da Propriedade Intelectual entre os Jovens de 2015 do EUIPO demonstrou que 52 % dos jovens consideram a segurança de um sítio Web uma questão importante quando acedem a conteúdo em linha. No total, 78 % dos jovens afirmaram que pensariam duas vezes se estivessem cientes de que existe um risco de o computador ou dispositivo poder ficar infetado com vírus ou malware. No total, 84 % afirmaram que pensariam duas vezes se estivessem cientes de que existe um risco dos dados do cartão de crédito poderem ser roubados.
O objetivo deste estudo é descobrir e documentar software malicioso ou indesejado disseminado em determinados sítios Web suspeitos de violação dos direitos de autor e categorizar as amostras encontradas em consonância com várias taxonomias de malware.
A equipa de investigação integrou o responsável do Programa do UNICRI, um investigador em Segurança de Informações no Departamento de Segurança de Informações e Tecnologia de Comunicação (Grupo de Ciência Forense Digital), e a Faculdade de Tecnologias de Informação e Engenharia Elétrica da Universidade de Ciências e Tecnologia da Noruega.
Para consulta do Estudo completo clique aqui.
Disponível também o Sumário Executivo em português.
Outras publicações do Observatório aceder aqui.