Estudo do EUIPO: Contrafação-O que motiva a escolha dos consumidores?
O estudo tem como objetivo analisar os fatores que impulsionam a procura intencional de produtos contrafeitos.
Estudo do EUIPO: Contrafação - O que motiva a escolha dos consumidores?
O Observatório do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) lançou hoje o estudo “Contrafação - O que motiva a escolha dos consumidores?” que teve como objetivo analisar os fatores que impulsionam a procura intencional de produtos contrafeitos.
Cerca de um terço dos inquiridos (34%) indica ter comprado conscientemente um produto contrafeito pelo menos uma vez no passado. Neste grupo, 5% afirmam que o fizeram frequentemente e 24% indicam que o fizeram há menos de um ano.
O estudo concluiu que as intenções de compra de produtos contrafeitos por parte dos consumidores dependem sobretudo de características pessoais: a sua necessidade de pertença e a sua integridade pessoal (em que uma maior necessidade de pertença aumenta a intenção de compra de produtos contrafeitos e uma maior integridade pessoal diminui a intenção de compra de produtos contrafeitos).
A intenção dos consumidores de comprar um produto contrafeito também varia em função do tipo de produto: é mais provável que as pessoas considerem a compra de artigos de uso quotidiano de baixo envolvimento.
A consciência de valor e o tipo de marca (marca de uso quotidiano vs. marca de elevado estatuto) também desempenham um papel relevante na intenção de compra de produtos contrafeitos, sendo menos provável que os consumidores com maior consciência de valor mostrem intenção de compra de produtos contrafeitos. Para além disso, as marcas de uso quotidiano geram maior intenção de compra do que as marcas de elevado estatuto.
Aos participantes deste estudo foram apresentados diversos cenários de compra com vários produtos genuínos e falsificados os quais implicavam diferentes combinações de características. Deste modo, os investigadores puderam simular decisões de compra reais e determinar quais as características mais importantes para os consumidores e a forma como estes estabelecem um compromisso entre elas.
O estudo online abrangeu 10 Estados-Membros da União Europeia - Estónia, França, Alemanha, Grécia, Itália, Países Baixos, Polónia, Roménia, Espanha e Suécia. Estes países foram selecionados para o inquérito para representar a Europa Ocidental, Meridional, Oriental e Setentrional e também, devido à sua dimensão populacional. No total, foram realizadas 20.389 entrevistas, entre 21 de abril e 5 de maio de 2023.