Estudo sobre a Inovação em baterias e armazenamento de eletricidade
Estudo conjunto do EPO/IEA sobre o rápido aumento do papel chave que a inovação nas baterias desempenha na transição para as energias limpas.
A melhoria da capacidade de armazenamento de energia desempenha um papel chave na transição para as tecnologias de energias limpas. Entre 2005 e 2008, a atividade de patenteamento de baterias e outras tecnologias de armazenamento de eletricidade teve um crescimento médio anual de 14% a nível mundial, quatro vezes mais rápido do que a média de todas as áreas tecnológicas, de acordo com o estudo conjunto publicado pelo Instituto Europeu de Patentes (IEP) e a Agência Internacional de Energia (AIE).
O relatório “Inovação em baterias e armazenamento de eletricidade – uma análise global baseada em dados de patentes” (‘Innovation in batteries and electricity storage – a global analysis based on patent data’) demonstra que as baterias são responsáveis por cerca de 90% de toda a atividade de patenteamento, na área de armazenamento de eletricidade. O incremento da inovação está ligado, principalmente, aos progressos conseguidos nas baterias recarregáveis de lítio utilizadas em aparelhos eletrónicos e carros elétricos vendidos ao consumidor.
A mobilidade elétrica, em particular, está a promover o desenvolvimento de novas tecnologias baseadas em iões de lítio destinadas a melhorar o output de energia, durabilidade, velocidade de carga/descarga e reciclabilidade. O progresso tecnológico também está a ser alimentado pela necessidade de cada vez mais integrar energia renovável, como as energias eólica e solar, em redes de eletricidade.
As principais conclusões deste estudo foram:
- Durante a última década, verificou-se um aumento anual de 14% nas invenções relacionadas com o armazenamento de eletricidade;
- A quantidade de baterias e de outros tipos de armazenamento de energia necessita de crescer 50 vezes mais até 2040, para que se seja possível o alinhamento mundial face aos objetivos climáticos e de energia sustentável traçados;
- Os veículos elétricos são agora os principais impulsionadores da inovação em baterias;
- Os progressos no domínio das baterias de iões de lítio recarregáveis são o foco na maioria das novas invenções;
- Os países asiáticos possuem uma forte liderança na corrida global pela tecnologia de baterias.