Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

Exposição Dia Mundial Anti-Contrafação

A exposição vai decorrer de 30 de Maio a 8 de Junho, no Espaço Justiça, numa organização do GAC em articulação com a Secretaria-Geral do Ministério da Justiça
24 mai 2018, 17:17

O Dia Mundial Anti-Contrafação, estabelecido em 1998 pelo Global Anti-Counterfeiting Group, tem vindo a ser comemorado no início de Junho de cada ano, com o objetivo de consciencializar a Sociedade para o fenómeno da contrafação e da pirataria e dos danos causados por esta prática ilícita.

Para assinalar este dia, fixado este ano em 6 de Junho, o INPI e as restantes entidades que integram o Grupo Anti-Contrafação (GAC) estão a organizar, em articulação com a Secretaria-Geral do Ministério da Justiça, uma exposição alusiva à contrafação em Portugal, a decorrer de 30 de Maio a 8 de Junho.

A exposição vai ter lugar no Espaço Justiça, na Praça do Comércio, em Lisboa, e contará com uma mostra de diversos artigos contrafeitos e de informação alusiva aos perigos do uso ou consumo de produtos contrafeitos ou pirateados, bem como do seu impacto negativo na economia, pelos prejuízos financeiros que provocam às empresas, com consequências no desemprego.

Pretende-se desta forma  alertar o consumidor para a importância do combate à contrafação e à pirataria, prevenindo-se aquele impacto negativo e salvaguardando, para além do mais, a saúde e a segurança dos cidadãos, quando estão em causa, designadamente, medicamentos, peças para automóvel e avião ou mesmo equipamentos eletrónicos falsos.

A exposição tem entrada gratuita e estará aberta ao público no dia 30 de Maio, entre as 16H00 e as 19H00, e nos restantes dias úteis, das 9H00 às 19H00.

O GAC foi criado em 2010 e integra diversas entidades públicas e privadas, com o estatuto de membros e de observadores: INPI, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia Judiciária (PJ), Polícia de Segurança Pública (PSP), Centromarca, SNB-React Portugal, União de Marcas, Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC), Inspeção Regional das Atividades Económicas (IRAE), Autoridade Regional das Atividades Económicas (ARAE), Procuradoria-Geral da República (PGR) e Câmara de Comércio Internacional Portugal (ICC Portugal).

Para mais informações sobre o combate à contrafação e à pirataria em Portugal, aceda a http://anti-contrafaccao.com/. As atividades à escala europeia podem ser acompanhadas em https://euipo.europa.eu/ohimportal/pt/web/observatory/home.