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Notícias do INPI

FCPorto lança campanha anti contrafação

O Futebol Clube do Porto, membro da União de Marcas, lançou uma campanha de sensibilização.
11 fev 2022, 17:55
Objetivo: alertar os adeptos do clube para a importância de não comprar artigos contrafeitos
Objetivo: alertar os adeptos do clube para a importância de não comprar artigos contrafeitos

O Futebol Clube do Porto, membro da União de Marcas, lançou uma campanha de sensibilização (ver vídeo da campanha) destinada a alertar os adeptos do clube para a importância de não comprar artigos contrafeitos.

A campanha alerta os consumidores para a necessidade de estarem atentos a possíveis detalhes dos artigos, para garantir que compram original.

A União de Marcas, da qual o Futebol Clube do Porto faz parte, é observador no Grupo Anti Contrafação (GAC) o qual congrega as entidades com competência multidisciplinar no combate à contrafação, entre as quais a Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE), a Autoridade Tributária (AT), a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Polícia Judiciária (PJ) e a Polícia de Segurança Pública (PSP).

De acordo com o estudo “Cidadãos Europeus e Propriedade Intelectual (PI)” (2020), realizado pelo Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), os consumidores continuam a ter dificuldade em distinguir entre produtos genuínos e produtos falsificados.

De acordo com este estudo, publicado em 2021, em Portugal 11 % dos inquiridos alegaram ter sido induzidos em erro na compra de produtos falsificados.

A comercialização de produtos contrafeitos afeta todos os setores, desde produtos cosméticos, brinquedos, vinho, artigos eletrónicos, vestuário e até pesticidas. Podem representar riscos graves para a saúde e a segurança dos consumidores, nomeadamente devido à exposição a produtos químicos perigosos, bem como a outros perigos.