Secretária de Estado da Justiça marcará presença na PI Hackathon
A maratona tecnológica de 26 horas do INPI e da Universidade de Coimbra pretende desafiar os participantes a encontrarem soluções relacionadas com a PI.
Hackathon de PI -INPI e Universidade de Coimbra
O evento PI Hackathon, promovido e organizado pelo INPI e pelo Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), que contará também com a presença da senhora Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, é uma maratona tecnológica de 26 horas que tem como objetivo desenvolver provas de conceito direcionadas para desafios relacionados com a Propriedade Industrial (PI), explorando tecnologias de grande potencial.
Estas tecnologias vão desde a análise inteligente de dados, processamento de linguagem natural, modelos de aprendizagem, até à tecnologia blockchain.
A maratona pretende, também, fomentar uma cultura de inovação aberta, promovendo o envolvimento da comunidade empresarial, técnica e científica, com especial ênfase na relação entre universidades e a comunidade.
Os grandes desafios propostos aos participantes serão os seguintes:
DESAFIO 1 – PESQUISA DE IMAGENS DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL
DESAFIO 2 – PESQUISA DE TEXTOS DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL
DESAFIO 3 – BLOCKCHAIN E PROPRIEDADE INDUSTRIAL
Os projetos serão alvo de apreciação por um painel de avaliadores, selecionado pela organização e constituído por dois elementos do INPI e dois elementos do DEI-FCTUC. Os dois melhores projetos serão distinguidos pela criatividade na procura da solução, nível de inovação, potencial de viabilidade e interesse e envolvimento da equipa.
Todos os participantes receberão no final do evento:
- um voucher para participação numa ação de formação do INPI, relacionada com a redação de pedidos de patente ou invenções implementadas por computador; essa ação de formação decorrerá em data a anunciar, num período de dois dias, no DEI FCTUC;
- um kit de participação, composto por vários brindes, a definir pela organização.
Os dois melhores projetos receberão um prémio em género de 3.000€ e 1.500€, respetivamente para o primeiro e segundo classificado. A equipa primeira classificada receberá vouchers para uma certificação Microsoft Azure.
O PI Hackathon decorrerá no edifício do DEI FCTUC, no Pólo 2 da Universidade de Coimbra, nos dias 28 e 29 de fevereiro de 2020.
Para informações detalhadas sobre este evento clique em https://pihackathon.dei.uc.pt. As inscrições estão abertas até ao próximo dia 17 de fevereiro.