Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

IEP anuncia finalistas do Prémio Inventor Europeu 2024

O Instituto Europeu de Patentes (IEP) anunciou os finalistas do Prémio Inventor Europeu 2024. A cerimónia de entrega de prémios irá decorrer, em formato virtual, no dia 9 de julho, com transmissão a partir de Malta.
04 jun 2024, 11:39
IEP anuncia finalistas do Prémio Inventor Europeu 2024
IEP anuncia finalistas do Prémio Inventor Europeu 2024

O Instituto Europeu de Patentes (IEP) anunciou os finalistas do Prémio Inventor Europeu 2024. Entre os nomeados estão inventores que lideram avanços tecnológicos em diversos domínios, desde os cuidados de saúde, ao armazenamento de energia, entre outras tecnologias que protegem o planeta, melhoram a nossa saúde ou facilitam o nosso quotidiano.

Os nomeados estão distribuídos pelas seguintes categorias - Indústria, Pequenas e Médias Empresas (PME), Investigação e Países não-IEP. Existe ainda recém-criada categoria “Jovens Inventores”, que irá destacar inventores, com idade igual ou inferior a 30 anos, cujas inovações técnicas contribuem para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O Prémio inclui ainda a nomeação para a categoria "Prémio Carreira" atribuída este ano a ​​Dame Carol Robinson, química, de origem britâncica. 

São finalistas do Prémio Inventor Europeu 2024:

Categoria - Indústria

Sirpa Jalkanen e Markku Jalkanen (Finlândia)
Bruno Mottet, Lydéric Bocquet e equipa (França)
Olga Malinkiewicz e equipa (Polónia)

Categoria Jovens Inventores
Khaoula Ben Ahmed, Ghofrane Ayari, Souleima Ben Temime e Sirine Ayari (Tunísia)
Valentyn Frechka (Ucrânia)
Rochelle Niemeijer (Países Baixos)

Atualmente, é possível votar para categoria “Inventor mais popular” através do link https://www.epo.org/en/news-events/european-inventor-award/meet-the-finalists.

A cerimónia de entrega de prémios irá decorrer, em formato virtual, no dia 9 de julho, com transmissão a partir de Malta.

Nesta edição, foram submetidas mais de 550 candidaturas, em representação de 75 países. Até à data, Portugal já teve diversos inventores nacionais nomeados como finalistas deste galardão: Filipa de Sousa Rocha​ (2023); Nuno Correia, Carla Gomes e respetiva equipa (2022), Elvira Fortunato e Rodrigo Martins (2016) e António Velez Marques, Helena Pereira, Rui Reis, Susana Silva (2013).

O Prémio Inventor Europeu é um dos prémios de inovação mais prestigiados da Europa. Lançado pelo IEP em 2006, esta iniciativa homenageia inventores independentes e equipas de inventores cujas invenções pioneiras fornecem respostas para alguns dos maiores desafios atuais. Os finalistas e vencedores são selecionados por um júri independente que se baseia na sua vasta experiência técnica, comercial e em matéria de propriedade intelectual. Todos os inventores selecionados devem ter obtido uma patente europeia para a sua invenção.