Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

IEP revela vencedores do Prémio Inventor Europeu 2024

O Instituto Europeu de Patentes (IEP) revelou hoje os vencedores do Prémio Inventor Europeu 2024, numa cerimónia virtual, com transmissão online a partir de Malta.
09 jul 2024, 13:53
IEP revela vencedores do Prémio Inventor Europeu 2024
IEP revela vencedores do Prémio Inventor Europeu 2024

O Instituto Europeu de Patentes (IEP) revelou hoje os vencedores do Prémio Inventor Europeu 2024. Numa cerimónia transmitida online, a partir de Malta e guiada uma vez mais pela portuguesa Filomena Cautela, foram dados a conhecer os inventores que se destacaram nas categorias - Indústria, Pequenas e Médias Empresas (PME), Países não-IEP, Investigação e Jovens Inventores.

Na categoria “Investigação”, a inventora alemã Cordelia Schmid foi a galardoada. O seu trabalho impulsionou a investigação em visão computacional, permitindo à Inteligência Artificial “ver” e interpretar dados visuais complexos em tempo real, estabelecendo as bases para robots mais inteligentes e responsivos.

Na categoria “Indústria”, o prémio foi entregue à equipa composta pelo italiano Fiorenzo Dioni e o alemão Richard Oberle. Atualmente, estão a revolucionar o fabrico de automóveis com a Giga Press, uma máquina de fundição injetada que ajuda a reduzir os resíduos, o consumo de energia e as emissões de carbono associadas à produção de veículos

Na categoria “Países não-IEP”, o japonês Masato Sagawa foi o vencedor. O cientista inventou o íman neodímio-ferro-boro, atualmente usado ​em equipamentos médicos, travões ABS, sistemas de segurança, turbinas eólicas offshore, veículos elétricos e muito mais. Ao longo do tempo, tem vindo a aperfeiçoar esta invenção com menos recursos naturais para uma sociedade mais sustentável. 

Na categoria “PME”, a cientista polaca Olga Malinkiewicz e a sua equipa foram as nomeadas. O seu trabalho está a melhorar continuamente o método de impressão de células solares de perovskita. Estas células são leves, eficientes e relativamente baratas de produzir, dando azo a uma série de aplicações, desde foguetões a telemóveis. Foram também as nomeadas para a categoria “inventor mais popular”.

Na categoria “Jovens Inventores”, o primeiro lugar foi atribuído a Rochelle Niemeijer (Holanda), seguida de Valentyn Frechka (Ucrânia)e da equipa composta por Khaoula Ben Ahmed, Ghofrane Ayari, Souleima Ben Temime e Sirine Ayari (Tunísia). Esta categoria tem como objetivo reconhecer jovens inovadores com idade igual ou inferior a 30 anos que tenham desenvolvido soluções tecnológicas para resolver problemas globais e ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Foi ainda entregue o prémio "Carreira" a Dame Carol Robinson. Esta nomeação reconhece a contribuição do trabalho da química, de origem britânica, para a análise do sangue, para o desenvolvimento de medicamentos e para a investigação na área da bioquímica.

Os galardoados foram selecionados por um júri independente composto por autoridades internacionais do setor empresarial, político e da ciência, academia e investigação, que avaliam as propostas em contexto de progresso técnico, desenvolvimento social, prosperidade económica e criação de empregos na Europa.

O Prémio Inventor Europeu é um dos prémios de inovação mais prestigiados da Europa. Lançado pelo IEP em 2006, esta cerimónia homenageia inventores individuais e equipas de inventores cujas invenções pioneiras fornecem respostas para alguns dos maiores desafios de nossos tempos.

Em 2025, o IEP irá promover uma edição deste evento integralmente dedicada aos jovens inventores, a qual irá decorrer na Islândia, sendo que a fase de nomeações abriu hoje.