INPI e EUIPO organizaram evento sobre Propriedade Industrial | IP for You
O INPI, em parceria com o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), realizou hoje um evento online dirigido a Agentes Oficiais de Propriedade Industrial (AOPI), procuradores autorizados, advogados, solicitadores, agentes de execução e outros profissionais da área de Propriedade
O INPI, em parceria com o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), realizou hoje um evento online dirigido a Agentes Oficiais de Propriedade Industrial (AOPI), procuradores autorizados, advogados, solicitadores, agentes de execução e outros profissionais da área de Propriedade Industrial (PI).
Esta edição do IP for You reuniu cerca de 100 participantes e contou com apresentações de especialistas de ambos os institutos, que abordaram uma ampla gama de temas relevantes no domínio da PI, tendo sido moderado por Frederico Carvalho Pinto, perito destacado do EUIPO para as PME no INPI.
A sessão de abertura foi conduzida por Andrea di Carlo, Diretor Executivo Adjunto do EUIPO e Susana Armário, Chefe do Departamento de Relações Externas do INPI. Durante a sua intervenção, Susana Armário destacou que “o conhecimento é o ativo mais valioso de qualquer organização”, sendo que a “PI assume um papel fundamental de fomentar uma cultura de valorização da criatividade e de promoção da transformação de ideias em motores de crescimento económico”, atuando ainda como um “instrumento estratégico que capacita as empresas a acederem a novos mercados, atraírem investimentos e gerarem emprego qualificado.”.
Entre os temas abordados pelo EUIPO, Inês Ribeiro da Cunha e Tony Quintaneira, exploraram o procedimento de exame de formalidades e classificação, apresentando exemplos de irregularidades frequentes e Gueorgui Ivanov, abordou a questão da distintividade de slogans e outras expressões promocionais.
Vera Dias, do INPI, fez uma apresentação sobre as especificidades dos pedidos de invalidade, enquanto Inês Ribeiro da Cunha apresentou o Centro de Mediação do EUIPO como uma ferramenta eficaz para a resolução de litígios no âmbito da PI.
O encerramento ficou a cargo de Alina Butuman do EUIPO, que apresentou as mais recentes novidades do Instituto Europeu, entre as quais a reabertura do Fundo PME no próximo ano, com o anúncio da abertura de nova fase de candidaturas entre o final de janeiro e início de fevereiro de 2025.
Este evento destacou o compromisso do INPI e do EUIPO em promover o diálogo e o desenvolvimento de competências entre os profissionais de Propriedade Industrial, reforçando a cooperação internacional neste setor estratégico.