Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

INPI e União de Marcas ministram formação anti contrafação à PSP

A formação foi destinada aos polícias que atuam no âmbito das operações de fiscalização de combate à contrafação.
20 set 2022, 17:37
INPI e União de Marcas ministram formação anti contrafação à PSP
INPI e União de Marcas ministram formação anti contrafação à PSP

No âmbito das atividades do Grupo Anti Contrafação (GAC), o INPI ministrou hoje, em conjunto com a União de Marcas, uma ação de formação a cerca de 20 agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) que atuam no âmbito das operações de fiscalização.

A formadora do INPI, Ana Filipa Espinheiro, partilhou com os formandos os procedimentos necessários às Pesquisas de Direitos de Propriedade Industrial, apresentando alguns casos práticos desta ferramenta.


Cristina Braz, da União de Marcas, deu a conhecer aos formandos as principais características dos produtos originais e contrafeitos das marcas pertencentes a este Grupo.


Os agentes da PSP tiveram ainda a oportunidade de conhecer em detalhe algumas marcas de calçado e vestuário de renome, tendo como objetivo uma identificação mais eficaz dos produtos contrafeitos.

De acordo com o mais recente estudo 2022 IP Youth Scoreboard, divulgado pelo Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), em Portugal, 34% dos jovens compraram intencionalmente produtos contrafeitos no último ano. Destes 34%, 14% correspondem a vestuário e acessórios, 11% a dispositivos eletrónicos, 10% a calçado e 9% a produtos de higiene.

O GAC congrega as entidades com competência multidisciplinar no combate à contrafação, entre as quais a Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE), a Autoridade Tributária (AT), a Guarda Nacional Republicana (GNR), o INPI, a Polícia Judiciária (PJ) e PSP.