Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

INPI presente em Congresso organizado pela Universidade de Alicante

Margarida Matias, Vogal do Conselho Diretivo do INPI, participou, esta semana, na sessão inaugural do Congresso Internacional dedicado à temática "Proteção da propriedade intelectual para a inovação vegetal e marcas de qualidade na Europa em 2023".
02 jun 2023, 19:03
INPI presente em Congresso organizado pela Universidade de Alicante
INPI presente em Congresso organizado pela Universidade de Alicante

Margarida Matias, Vogal do Conselho Diretivo do INPI, participou, esta semana, na sessão inaugural do Congresso Internacional dedicado à temática "Proteção da propriedade intelectual para a inovação vegetal e marcas de qualidade na Europa em 2023", organizado no âmbito do Magister Lvcentinvs - Mestrado em Propriedade Intelectual e Inovação Digital da Universidade de Alicante.

Este programa formativo, que assinala este ano a sua 29ª edição, está entre os mais prestigiados títulos académicos em Propriedade Intelectual e inclui um módulo dedicado à seleção de plantas e marcas distintivas de qualidade. Este módulo promove o estudo do regime jurídico a nível nacional, europeu e internacional dos direitos de propriedade intelectual no sector agrícola e alimentar. É feita uma análise, em concreto, ao regime dos direitos de obtentor de variedades vegetais, das patentes nesta área, bem como das denominações de origem e de outros regimes de qualidade alimentar e do direito da publicidade como instrumento essencial para a proteção dos diferentes direitos de propriedade intelectual.

Para além desta matéria, este mestrado abarca outras áreas da propriedade intelectual como as patentes, transferência de tecnologia e inovações digitais, marcas, design, direitos de autor e concorrência.

Colabora neste programa um vasto grupo de instituições académicas e profissionais, bem como organizações nacionais e internacionais, entre as quais o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), o Instituto Europeu de Patentes (IEP), a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o Instituto Espanhol de Patentes e Marcas (SPTO), o Instituto Comunitário das Variedades Vegetais (ICVV), magistrados especializados em propriedade intelectual e professores especialistas na área, tanto espanhóis como estrangeiros, advogados de reconhecido prestígio, empresários e outros especialistas na área.