INPI promove Encontro da Rede GAPI
O encontro reuniu representantes da Rede de GAPI - Gabinetes de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial de diversos pontos do país.
INPI promove Encontro da Rede GAPI
O INPI promoveu hoje um encontro da Rede de Gabinetes de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial (GAPI), reunindo representantes de diversos pontos do país.
Na abertura da reunião, João Amaral, Diretor de Relações Externas e Assuntos Jurídicos do INPI, sublinhou a importância do papel que os GAPI desempenham, “enquanto ponto de apoio aos requerentes”. “Se os GAPI não existissem, seria muito mais difícil fazer chegar a informação junto dos utilizadores do sistema de propriedade industrial”.
Este encontro, em formato híbrido, teve como principal foco a definição de uma nova estratégia de dinamização da Rede, promovendo a adesão de novos elementos, bem como a partilha de boas práticas entre os vários Gabinetes.
Os GAPI estão localizados em diversas Universidades e Institutos Politécnicos, centros tecnológicos, associações empresariais e parques de ciência e tecnologia, e podem ajudar os cidadãos a obter informações acerca da proteção, manutenção e defesa dos seus direitos sobre marcas, patentes e designs.
A rede GAPI teve início em 2001 e tem como principais objetivos o estabelecimento de centros de conhecimento sobre Propriedade Industrial (PI) mais próximos dos cidadãos; a promoção de parcerias estratégicas e o estímulo à cooperação entre as entidades que fazem parte do Sistema Nacional de Inovação.
Atualmente fazem parte desta rede 24 Gabinetes, os quais realizam diversas ações de sensibilização e difusão sobre PI, apoiam os utilizadores na avaliação, valorização e comercialização dos Direitos de PI bem como nos processos de transferência de conhecimento.
A adesão à rede GAPI é feita mediante assinatura de Protocolo entre o INPI e a Instituição em causa.