Ir para Conteúdo principal
Inpi

Notícias do INPI

INTA publica lista de critérios para o Office de PI do futuro

A INTA publicou, no passado mês de dezembro, uma lista de verificação (Checklist) dos critérios elencados no relatório - Think Tank sobre o Office de Propriedade Intelectual do Futuro, disponibilizado em 2020.
16 jan 2023, 12:26
INTA publica lista de critérios para o Office de PI do futuro
INTA publica lista de critérios para o Office de PI do futuro

A INTA – International Trademark Association (Associação Internacional de Marcas) publicou, no passado mês de dezembro, uma lista de verificação (Checklist) dos critérios elencados no relatório - Think Tank sobre o Office de Propriedade Intelectual (IPO) do Futuro, disponibilizado em 2020.

Esta lista tem como finalidade acelerar a capacidade dos Offices de PI para implementar as recomendações do referido relatório. Tópicos essenciais como recursos humanos e financeiros e pendência, entre outros como a convergência de procedimentos e suporte ao sistema de inovação, são alguns dos critérios assinalados nesta checklist que pretende ser um instrumento de trabalho para os IPO. 

Neste documento poderá ser também revisitado o relatório que deu origem à reflexão em torno do que é projetado para o Office de Propriedade Intelectual do Futuro.

À data, o objetivo do Think Thank foi fornecer uma reflexão sobre como pode ser um IPO no futuro, em particular nos próximos 10 a 20 anos, através da exploração de três grandes temas principais (A evolução do Sistema de Propriedade Intelectual, Desafios e Oportunidades Futuros, o IPO do Futuro) e de um estudo de caso (IPO durante a crise do COVID-19).

Este relatório fornece assim um recurso abrangente para IPOs, de pequena e grande dimensão, de países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, de forma a preparar as suas operações e estruturas para o futuro, comprometendo-se com os seus requisitos de planeamento e posicionamento, tendo em vista o contexto e necessidades que provavelmente irão enfrentar. Pretende apresentar uma visão de como pode ser o IPO do futuro e reflete a contribuição coletiva de antigos e atuais chefes de IPO e colaboradores-chave que formaram o Grupo de Peritos, que contou com o apoio da INTA na elaboração de tais diretrizes.